HC-UFMG reúne pacientes transplantados e em fila de espera para conscientizar a comunidade sobre a importância da doação de órgãos
Evento acontecerá na próxima sexta-feira (27) e contará com depoimentos, conversa com especialistas, blitz educativa, apresentação de música e soltura de balões
23 de setembro de 2024 - Ebserh - HC UFMG, HC-UFMG, setembro verde, Transplante de órgãos
Na próxima sexta-feira (27), Dia Nacional da Doação de Órgãos, o Hospital das Clínicas da UFMG, vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), reunirá pacientes transplantados e em lista de espera, familiares, amigos e equipes médica e assistencial para celebrar as centenas de vidas salvas pela instituição, que é um dos maiores centros transplantadores de Minas Gerais. Em mais uma edição do evento “Caminhantes”, que acontecerá no Campus Saúde da UFMG, das 9h às 12h, a instituição busca reforçar a importância da doação de órgãos e tecidos por meio de relatos pessoais e atividades educativas sobre o processo de doação de órgãos, conversa com especialistas, além de apresentações de música e soltura de balões.
Só em 2024, já são mais de 136 transplantes realizados no hospital, referência em procedimentos de coração, fígado, rim, medula óssea e córneas. O HC-UFMG também está em processo de retomada do transplante de pulmão, suspenso desde 2015. O protocolo assistencial já foi elaborado, as equipes estão recebendo capacitação e os trâmites de documentos, assim como a licitação para aquisição de equipamentos e insumos, estão em andamento.
O enfermeiro Ronaldo Rodrigues, à frente da organização, afirma que novas atividades foram incluídas no evento, realizado desde 2010 e que pelo segundo ano consecutivo acontecerá no formato encontro. “Faremos uma blitz informativa com distribuição de panfletos informativos, café com música, além de lanche, carrinho de pipoca e água. Serão distribuídos também camisetas, squizzes e copos personalizados”, completou.
O objetivo, segundo ele, é a conscientização sobre a importância da doação de órgãos. “Queremos apresentar para a comunidade os relatos de pacientes que foram contemplados com um órgão, possibilitando o retorno ao seio familiar. Nossa expectativa é aproximadamente 150 pessoas de público fixo e um público flutuante de 500 participantes”, informa.
Expertise
De janeiro a junho deste ano, o HC-UFMG realizou 136 transplantes, sendo 49 de córnea, 29 de medula óssea, 20 transplantes de rim, 23 de fígado e 15 de coração. Desde o registro do primeiro transplante em Minas Gerais, que foi realizado pela instituição em 1969, o HC-UFMG já soma mais de 18 mil procedimentos.
O hospital é responsável por outros feitos inéditos no estado: transplante de fígado em paciente com HIV; transplante de fígado entre duas pessoas vivas – um adulto e uma criança; transplante de fígado de doador com morte encefálica; transplante de fígado entre dois adultos vivos. O HC-UFMG também é pioneiro no transplante de córneas. A equipe da instituição envolve cirurgiões, enfermeiros, médicos clínicos, especialistas em reabilitação física e assistência psicológica.
Rede Ebserh
O HC-UFMG faz parte da Rede Ebserh desde dezembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Luna Normand – Jornalista HC-UFMG