Hipotensão arterial: como evitar os sintomas da queda de pressão?

Especialista convidado do podcast Saúde com Ciência orienta os pacientes a identificarem situações em que o problema acontece


27 de março de 2023 - , , , , ,


A hipotensão arterial, mais conhecida como pressão baixa, pode ocasionar diversos sintomas nos pacientes, como tonturas e até desmaios. Para evitar desconfortos provocados por essa condição e prevenir o aparecimento dos sinais, é importante saber o que está causando a queda de pressão e em quais situações ela acontece com mais frequência.

Segundo o cardiologista e professor do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da UFMG, Bruno Nascimento, medidas de reeducação do paciente são necessárias e podem, inclusive, eliminar os sintomas dessa condição. “Evitar situações, por exemplo, de estresse, que estejam causando esses sintomas de hipotensão: local muito cheio, muito quente, onde ele [paciente] já teve esse tipo de sintoma, se afastar”, orienta o especialista convidado do Saúde com Ciência desta semana.

Algumas causas comuns da pressão baixa são: a desidratação; a perda sanguínea, inclusive os sangramentos ocultos; as anemias; as infecções; o uso de medicamentos que podem levar à hipotensão; entre outros.

Outra forma de prevenir é ter um acompanhamento regular com o médico, principalmente para os pacientes que tratam a hipertensão. Isso porque o uso inadequado dos remédios de controle e a automedicação, por exemplo, podem levar à queda de pressão. Dessa forma, as idas regulares ao especialista possibilitam que o profissional faça ajustes necessários no tratamento, com o intuito de evitar os sintomas.

Além disso, as mudanças posturais, principalmente nos idosos, acarretam na hipotensão. Nesses casos, o recomendado é não se levantar abruptamente da cama, por exemplo, mas sim, gradativamente e aguardar um tempo sentado.

Ademais, se hidratar adequadamente e manter uma rotina de atividade física também são medidas fundamentais para evitar a queda de pressão. “Se manter ativo é muito importante, melhora a regulação do tônus dos nossos vasos, essa série de mecanismos que o vaso tem para manter a nossa pressão arterial”, explica Bruno Nascimento.  

Caso o problema persista, existem medicamentos que podem auxiliar a manter a pressão arterial. Para isso, é necessário que o paciente procure o médico, a fim de ser avaliado individualmente e receber orientações sobre a melhor forma de controlar a hipotensão.

Hipotensão e outras doenças

Além desses fatores, os sintomas da pressão baixa podem estar relacionados com outras doenças mais graves. Entre elas, estão infecções, pneumonia, problemas cardiovasculares e até hipoglicemia.

“Às vezes, a pressão baixa é só a ‘ponta do iceberg’, é a via final de um problema mais sério que está acontecendo com o paciente”, alerta o professor.  

Por isso, se a queda de pressão está trazendo prejuízos para a qualidade de vida, é importante que o paciente procure o médico para fazer o diagnóstico e, caso necessário, iniciar o tratamento.    

Saúde com Ciência

O programa de rádio Saúde com Ciência desta semana vai explicar o que é a pressão baixa, o que fazer caso haja sintomas, alguns mitos e verdades sobre o tema e quando o paciente deve procurar o médico.

Saúde com Ciência é produzido pelo Centro de Comunicação Social da Faculdade de Medicina da UFMG e tem a proposta de informar e tirar dúvidas da população sobre temas da saúde. Ouça na Rádio UFMG Educativa (104,5 FM) de segunda a sexta-feira, às 5h, 8h e 18h. Também é possível ouvir o programa pelas principais plataformas de podcasts.