Aula aborda início da prática da medicina em BH
27 de maio de 2019
Você sabia que as primeiras atividades médicas na cidade foram fundamentais para a criação de instituições como a Faculdade de Medicina da UFMG? Na próxima sexta-feira, 31 de maio, a aula aberta História da Medicina apresentará a relação entre os primeiros médicos da capital e as instituições de saúde. O encontro, aberto ao público, é promovido pelo Centro de Memória da Faculdade de Medicina da UFMG (Cememor), na sala s146, andar subsolo da faculdade, das 11h30 às 12h30.
A aula será ministrada pelo professor aposentado do Departamento de Pediatria e coordenador do Cememor, Luciano Amedée Peret Filho. De acordo com ele, o primeiro médico de Belo Horizonte foi Cícero Ferreira, responsável por fundar a Faculdade de Medicina da UFMG em 1911. Antes da sua chegada, não havia atividade médica.
“Curral Del Rei, arraial onde Belo Horizonte foi implatada, não havia médicos. No início da contrução da capital, os atendimentos eram feitos em uma farmácia e os casos graves eram encaminhados para Sabará”, conta o professor Luciano.
Ele acrescenta que após a chegada de Cícero e dos médicos Salvador Pinto, Olinto Meirelles, Benjamin Moss e Eduardo Borges da Costa, outras instituições médicas foram criadas além da Faculdade. Eduardo Borges da Costa, por exemplo, foi fundamental na criação do Instituto do Radium, em 1926, primeiro Hospital das Américas especializado no tratamento radioterápico e atual Ambulatório Borges da Costa.
Além desses médicos, o professor Luciano destaca outros profissionais da saúde, importantes para criação da Faculdade, como o farmacêutico Aurélio Pires.
História da Medicina
O Cememor oferece a disciplina História da Medicina, em que são discutidos temas como nascimento da ciência moderna e o desenvolvimento do método científico, a ciência contemporânea e seus desafios, a pesquisa e a discussão sobre novas fontes de história, por professores convidados. A disciplina é ofertada como optativa e de formação livre dentro do sistema da UFMG, mas a participação é aberta para qualquer pessoa, sem necessidade de inscrição prévia.
Mais informações: Cememor – 3409 9106