História da Medicina debate sobre doenças parasitárias em Minas Gerais


22 de outubro de 2018


Imagem: Pixabay

“A pesquisa integrada sobre as doenças parasitárias em Minas Gerais” será o tema da disciplina História da Medicina, na próxima sexta-feira, 26 de outubro. A aula ocorre das 11h30 às 12h30, na sala s146, no andar subsolo da Faculdade de Medicina da UFMG, em frente ao Laboratório de Anatomia Humana e não é necessária inscrição prévia.

O Centro de Memória da Faculdade de Medicina da UFMG (Cememor), que promove a disciplina, convidou a historiadora e professora do Departamento de Enfermagem Aplicada da Escola de Enfermagem da UFMG, Rita de Cássia Marques. De acordo com ela, Minas Gerais é um importante polo de pesquisa biomédica. Além disso, os professores e pesquisadores da UFMG tiveram grande participação no desenvolvimento de estudos sobre o tema. “A Faculdade de Medicina da UFMG foi criada em 1911, valendo-se de pesquisadores da Fundação Ezequiel Dias (Funed), que também se tornaram professores. Nos Anais da Faculdade, a temática das parasitoses mostra o vigor desses estudos”, afirma a professora.

Trajetória

Rita de Cássia é historiadora, mestre em História pela UFMG e doutora em História pela Universidade Federal Fluminense. Ela pesquisa as ciências biomédicas em Minas Gerais, desde 1994, quando integrou um projeto sobre a história da bioquímica no estado. Trabalhou por, aproximadamente, 10 anos no Centro de Memória da Medicina, paralelamente na organização da biblioteca histórica da Fundação Ezequiel Dias.

Atualmente, Rita participa da organização de um volume sobre a história científica do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG. “Com esses subsídios é que pretendo falar sobre a história da pesquisa das doenças parasitárias em Minas Gerais”, declarou.

A disciplina

O Cememor oferece a disciplina História da Medicina, em que são discutidos temas como nascimento da ciência moderna e o desenvolvimento do método científico, a ciência contemporânea e seus desafios, a pesquisa e a discussão sobre novas fontes de história, por professores convidados. A disciplina é ofertada como optativa e de formação livre dentro do sistema da UFMG, mas a participação é aberta para qualquer pessoa, sem necessidade de inscrição prévia.

Mais informações: Cememor – 3409 9106