HPV não é um risco apenas para mulheres

Conhecido pela ligação com o câncer do colo do útero, vírus também pode causar câncer de pênis, de cabeça e pescoço, entre outras complicações.


17 de abril de 2025 - , , , ,


O papilomavírus humano, mais conhecido como HPV, é um grande problema de saúde pública. Na população sexualmente ativa do Brasil, 25% das mulheres são portadoras de HPV de alto risco. Esse é o dado apresentado pelo professor do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina da UFMG e convidado do Saúde com Ciência, Agnaldo Lopes.

“Estima-se que 20% dos tumores em mulheres, em todo o mundo, sejam causados por HPV”, segue o professor. Mas, ainda de acordo com ele, o vírus não faz distinção de gênero. Entre outros problemas causados pelo HPV, Agnaldo cita o câncer de pênis, do canal anal, de vulva, cabeça e pescoço.

O professor explica que a maior parte dos tipos de HPV, sobretudo os tipos 6 e 11, são não-oncogênicos, ou seja, não causam câncer. Eles são responsáveis por sintomas amenos, como os condilomas ou verrugas genitais. Já os tipos como o 16 e o 18, que são os casos de alto risco, oncogênicos, frequentemente associados ao câncer de colo do útero.

A maior parte das infecções pelo HPV são transitórias, sendo curadas pelo próprio organismo. Os casos persistentes, de menor proporção, correspondem principalmente a pacientes imunossuprimidos. “Por exemplo, uma paciente transplantada, ou que faz uso crônico de corticoides, alguma situação de imunossupressão que está associada ao vírus”, exemplifica o professor. Nesses casos, o HPV pode levar a lesões internas que, caso não sejam tratadas, podem levar ao câncer.

“O HPV tem alguns dados que chamam muita atenção. Tem dois estudos importantes de universidades americanas, primeira relação sexual e parceiro único. Depois de 40 meses, 50% dessas mulheres estão infectadas por HPV. Essa é a notícia ruim, algo tão comum. A notícia boa é que 80% dessas infecções são transitórias. Então o próprio organismo já resolve essa infecção. Nosso problema são aquelas infecções persistentes”.

Professor Agnaldo Lopes

Ouça o podcast na íntegra:

Saúde com Ciência

No programa de rádio Saúde com Ciência desta semana, conversamos sobre o HPV e a prevenção do câncer. Discutimos os efeitos do HPV em homens e mulheres e sua relação com o câncer do colo do útero, de pênis, cabeça e pescoço. Além disso, abordamos formas de prevenção e tratamento do HPV.

O Saúde com Ciência é produzido pelo Centro de Comunicação Social da Faculdade de Medicina da UFMG e tem a proposta de informar e tirar dúvidas da população sobre temas da saúde. Ouça na Rádio UFMG Educativa (104,5 FM) de segunda a sexta-feira, às 5h, 8h e 18h. Também é possível ouvir o programa pelas principais plataformas de podcasts.