Identificação de morte encefálica é tema do SIG Sim Saúde

29 de agosto de 2019

Na próxima terça-feira, 3 de setembro, o Grupo de Interesses Especiais em Simulação em Saúde (SIG Sim Saúde), da Faculdade de Medicina da UFMG, debate o tema “Experiência de capacitação em morte encefálica mediada por simulação: estações de habilidade e prática monitorada”. A videoconferência será ministrada pela professora do Departamento de Clínica Médica da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) Heloise Helena Siqueira Borges, às 12h, no auditório do Centro de Tecnologia em Saúde (Cetes), 6º andar da Instituição.

Helena é graduada em Medicina, mestre e doutora em neurologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). Ela abordará a Resolução 2.173, de 2017, que define procedimentos para avaliar e definir a morte encefálica. Além disso, a professora discutirá os processos de capacitação de profissionais médicos nesta identificação a partir da simulação realística. O método de treinamento que será apresentado vem sendo desenvolvido há três anos pela Central Estadual de Transplante da Secretaria de Estado de Saúde do Mato Grosso.

SIG Sim Saúde

A Faculdade de Medicina da UFMG e o Centro de Tecnologia em Saúde (Cetes) recebem, toda primeira terça-feira do mês, videoconferências com temas relacionados à simulação em saúde.

O SIG Sim Saúde pertence à Rede Universitária de Telemedicina (Rute), que reúne grupos de interesses especiais em saúde e conta com sessões colaborativas em que profissionais das instituições pertencentes à rede se reúnem para discutir, virtualmente, temas de ensino, pesquisa e assistência.

As videoconferências são realizadas mensalmente, das 12h às 13h, na sala de videoconferência do Cetes, no 6º andar da Unidade. Certificados de participação são emitidos pelo Centro de Extensão da Faculdade de Medicina da UFMG.