IEAT debate saúde urbana em seminário aberto ao público

06 de junho de 2019

Evento celebra aniversário de 20 anos da Instituição

O Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares da UFMG realiza, no dia 13 de junho, o Seminário Anual IEAT 20 anos. O evento pretende celebrar o aniversário do Instituto,  fundado em 1999 com o objetivo desenvolver estudos e pesquisas avançadas e transdisciplinares na UFMG.

Com entrada aberta ao público, o evento terá lugar no Auditório A104 do Centro de Atividades Didáticas 2 (CAD 2) a partir das 9h. Para participar, é necessário preencher o formulário de inscrição. Serão emitidos certificados de participação. https://forms.gle/vgqbq3v1Jej7x4Qt6

Desafios e projeções

Após a abertura do evento, o professor Estevam Barbosa de Las Casas, Diretor do IEAT, fará apresentação sobre as recentes iniciativas do Instituto e os direcionamentos apontados na reunião de Imersão do IEAT, realizada em dezembro do último ano em Tiradentes (MG).

O restante da programação prevê debates em torno de temas avançados e transdisciplinares. O professor Paulo Salvida, diretor do Instituto de Estudos Avançados da USP, fará palestra sobre Saúde Urbana. Ainda na parte da manhã, espaço para apresentações dos projetos dos professores residentes do IEAT, com a professora Andréa Machado de Almeida Mattos, da Faculdade de Letras (Fale), e o professor Emílio Peluso Neder Meyer, da Faculdade de Direito.

À tarde as professoras da UFMG Santuza Maria Ribeiro Teixeira, do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), e Cláudia Cardoso Martins, da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich) apresentam os resultados de seus projetos de residência no IEAT.

Encerram o Seminário as apresentações dos dois grupos de pesquisa ativos nos últimos dois anos no Instituto: “Das economias alternativas às alternativas à economia: explorando conceitos e práticas socioespaciais e culturais para além da racionalidade econômica” e “Curso de vida e trajetória delinquencial: um estudo exploratório dos eventos e narrativas de jovens em situação de vulnerabilidade”.

Práticas transdisciplinares como alvo

O diretor do IEAT, professor Estevam Las Casas, destaca que o Seminário pretende ser um espaço de “conversas sobre os próximos passos para o Instituto, com base em discussão iniciada no início do ano, e que segue incorporando sugestões daqueles que se interessam por um instituto sempre em construção”. Segundo ele, “a busca é de um IEAT sempre ativo na Universidade, contribuindo para a sociedade com propostas e discussões dos temas que desafiam a todos nesta época que nos cobra um compromisso firme e explícito com um futuro melhor”.

Criado no reitorado dos professores Francisco César de Sá Barreto (Reitor) e Ana Lúcia Almeida Gazzola (Vice-Reitora), o IEAT foi idealizado por um grupo de professores da UFMG e funcionou em caráter experimental até 2005, ano de sua institucionalização. Desde então, resultado do empenho de uma série longa e especial de pesquisadores que a ele se dedicaram e dele usufruíram, o IEAT vem se consolidando, buscando caminhos não apenas para si, mas para criar condições para reflexões e trabalhos avançados e transdisciplinares.

Redação: Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares da UFMG