Acesso interno

IEAT divulga editais de projetos para 2020

Programas de cátedras, professores residentes e grupos de pesquisa estão com inscrições abertas


05 de dezembro de 2019 - , , , ,


Professor Yves Schwartz participa de conferência do Programa Cátedras Fundep/IEAT. Foto: Acervo IEAT

Três programas do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT) já recebem inscrições: Professor Residente (até 23 de março), Cátedras Fundep/IEAT e Grupo de Pesquisa do IEAT (ambos aceitam inscrições até 3 de abril).

O programa Professor Residente oferece seis vagas destinadas a pesquisadores das áreas de Humanidades, Letras e Artes e Ciências da Vida, com especialidade em Saúde e Ciências da Natureza e Tecnologias (consulte o edital). Para participar, é necessário ser professor da UFMG e exercer atividades voluntárias na instituição com contribuição na formação de recursos humanos e produtividade em atividades de pesquisa.

Os interessados deverão enviar mensagem para editais@ieat.ufmg.br, com o assunto “Candidatura Programa Professor Residente 2/2020”, acrescido do nome do candidato. Deverão ser anexados ofício de encaminhamento, formulário de inscrição, cópias de três trabalhos publicados pelo candidato, projeto de pesquisa completo e carta de anuência do departamento (ou documento equivalente). O processo de seleção ocorrerá em duas etapas: avaliação dos projetos e apresentação da proposta ao Comitê Diretor do IEAT.

Os professores residentes participam dos eventos promovidos pelo IEAT (conferências, seminários, workshops), ministram palestras, lecionam uma disciplina aberta a alunos de graduação e pós-graduação relacionada ao trabalho desenvolvido e, ao fim do período de residência, apresentam relatório sobre a experiência. O início do programa está previsto para o segundo semestre de 2020. Dúvidas poderão ser esclarecidas no site do IEAT.

Cátedras

No programa de cátedras, pesquisadores ou grupos de pesquisa da UFMG poderão indicar docentes que tenham título de doutor e atuação em área de trabalho com potencial transdisciplinar. Os candidatos deverão providenciar formulário de indicação, currículo, cópias de três trabalhos publicados e a proposta de uma programação das atividades a serem realizadas. A documentação deve ser enviada para o e-mail editais@ieat.ufmg.br, com o assunto “Candidatura Cátedra Fundep 2/2020” e o nome do indicado. A mensagem também deverá conter documentação referente ao catedrático anfitrião, como carta e formulário de indicação, projeto de pesquisa, currículo e declaração de concordância com a programação proposta pelo visitante. 

O programa de cátedras, pesquisadores ou grupos de pesquisa da UFMG poderão indicar docentes que tenham título de doutor e atuação em área de trabalho com potencial transdisciplinar. Os candidatos deverão providenciar formulário de indicação, currículo, cópias de três trabalhos publicados e a proposta de uma programação das atividades a serem realizadas. A documentação deve ser enviada para o e-mail editais@ieat.ufmg.br, com o assunto “Candidatura Cátedra Fundep 2/2020” e o nome do indicado. A mensagem também deverá conter documentação referente ao catedrático anfitrião, como carta e formulário de indicação, projeto de pesquisa, currículo e declaração de concordância com a programação proposta pelo visitante. 

De acordo com o edital, além de desenvolver atividades de caráter transdisciplinar, o anfitrião deverá gozar de inequívoca senioridade e apresentar projeto que pressuponha articulação com distintos grupos de pesquisa de dentro ou fora da UFMG.

As cátedras serão implementadas entre agosto de 2020 e junho de 2021. O IEAT concederá apoio logístico e pagamento de diárias no valor de R$ 1.000 para os visitantes selecionados e R$ 850 para os catedráticos residentes no IEAT. Mais informações, acesse o link.

O objetivo do programa de cátedras é promover o contato entre pesquisadores da UFMG e estudiosos de referência internacional, apoiar a transdisciplinaridade e estimular a internacionalização da UFMG.

Impacto social

O programa de apoio aos grupos de pesquisa (edital) é destinado a qualquer projeto de potencialidade transdisciplinar, centrado em questões atuais e com impacto social. Assim como nos outros processos seletivos, os interessados deverão apresentar suas propostas pelo endereço editais@ieat.ufmg.br, enviando projeto de pesquisa e currículo dos principais integrantes da proposta, preferencialmente no modelo Lattes/CNPq.

O grupo de pesquisadores inscritos deverá incluir professores da UFMG atuando em pelo menos duas grandes áreas do conhecimento (entre Humanidades, Letras e Artes, Ciências da Vida, incluindo Saúde, e Ciências da Natureza, incluindo Tecnologia, e poderá incorporar também membros de outras instituições.

A finalidade da iniciativa é incentivar a aproximação de pesquisadores e articular temas variados de diferentes áreas do conhecimento. Consulte outras informações.


(Cedecom com setor de divulgação do IEAT)