Imagem da Semana faz pausa até fevereiro

13 de dezembro de 2010

O projeto Imagem da Semana faz uma pausa na publicação de casos inéditos, durante as férias escolares, para retornar com novos desafios em fevereiro. Idealizado e mantido por alunos e professores do curso de Medicina da UFMG, o Imagem da Semana já recebeu mais de 10 mil visitas, desde que foi criado.

Um dos responsáveis pela manutenção da página eletrônica, o estudante Manuel Schütze, avalia a iniciativa como uma importante contribuição para a formação dos alunos. “Escrever um caso não é fácil. É necessário estudar várias bibliografias e, muitas vezes, o texto precisa ser editado várias vezes até a versão final. O aprendizado é grande, não apenas da teoria envolvida, mas em habilidades como síntese, argumentação, coerência e coesão na escrita”, explica.

Ele frisa que o alcance do Imagem da Semana foi além da Faculdade de Medicina da UFMG. “Temos tido uma repercussão excelente entre os alunos, que se mostraram muito interessados em acessar o site e responder os casos. Mas também tivemos inserção em outros lugares do mundo. Cerca de 20% dos mais de 3,5 mil acessos mensais vêm de outras localidades, que não Belo Horizonte”, conta Manuel.

De acordo com a professora responsável pelo projeto, Viviane Parisotto, do Departamento de Propedêutica Complementar, o melhor caso de cada trimestre será publicado na Revista Médica de Minas Gerais, já a partir da primeira edição de 2011.

A professora avalia que o projeto contribui para o aprendizado tanto dos alunos que enviam os casos quanto dos monitores. “As discussões clínicas são muito proveitosas, especialmente as que envolvem ética e relações interpessoais. Este projeto tem aberto perspectivas de novas parcerias com diferentes instituições para a produção de material de ensino”, diz.

Até a volta das publicações inéditas, os alunos podem enviar novos casos e rever os que já foram publicados. Até hoje foram apresentados 16 casos clínicos, que podem ser acessados na página eletrônica do projeto (www.medicina.ufmg.br/imagemdasemana).