Imagem Molecular atende pacientes para exame pelo SUS


16 de março de 2015


O Centro de Imagem Molecular (Cimol) da Faculdade de Medicina da UFMG, que integra o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia – Medicina Molecular (INCT-MM), iniciou o atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para exames com o equipamento que fornece imagens moleculares utilizando, principalmente, a Tomografia por Emissão de Pósitrons (PET/CT, na sigla em inglês).

Utilizado para acelerar a obtenção da imagem e reduzir o tempo de exame dos pacientes com uma excelente qualidade de imagem, o aparelho é forte aliado para diagnóstico e tratamento de doenças como o câncer. “Uma ressonância mostra o quanto um tumor cresceu em uma região ou se existe massa em determinado lugar, mas não mostra o quanto está ativo. Com o PET/CT podemos identificar tumores primários, sua atividade, se o tratamento está funcionando e fazer um controle pós tratamento”, informou o coordenador do projeto e professor do Departamento de Saúde Mental, Marco Aurélio Romano-Silva.

Após aprovação do Ministério da Saúde para incorporação de tecnologia no SUS, um convênio foi firmado no começo deste mês para atendimentos especializados com o uso do aparelho. “Desde a época em que submetemos o projeto, tínhamos uma proposta de que uma parte do tempo da máquina deveria ser usada para assistência e, preferencialmente, para o SUS. É importante ressaltar que, um investimento público, instalado como recurso de pesquisa, também serve para assistência”, enfatizou o professor.

Iniciado na ultima semana, o SUS já encaminhou, em média, 180 pessoas para acolhimento no Cimol, que devem ser atendidas em grupos de seis pessoas, duas vezes por semana. O exame tem duração de até duas horas.