Pós em Infectologia e Medicina Tropical comemora 500 trabalhos

13 de julho de 2018

500º trabalho é defendido pelo Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde: Infectologia e Medicina Tropical da Faculdade de Medicina da UFMG.

O Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde: Infectologia e Medicina Tropical da Faculdade de Medicina da UFMG (PPG-IMT) celebrou, na última semana, o 500º trabalho defendido.

Desse número, foram defendidas 339 dissertações e 161 teses. O professor Eduardo Antônio Ferraz Coelho, atual coordenador do programa, considera uma grande honra chegar à marca da defesa de número 500, em um programa consolidado a níveis nacional e internacional. “Somos conceito 6 na Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), e esperamos chegar ao 7, o conceito máximo, em breve”, ressalta.

A quinquacentésima defesa é do discente Bruno Oliveira de Figueiredo Brito, orientada pelo professor Antônio Luiz Pinho Ribeiro, intitulada Anormalidades Eletrocardiográficas Típicas e NT PRO BNP Elevado na Doença de Chagas.

Encontros de pesquisa e parcerias internacionais
Desde 2015 o PPG-IMT promove encontros de pesquisa com a participação de professores e pesquisadores de relevância nacional e internacional, além da apresentação dos trabalhos dos pós-graduandos do programa.

Para 2018, o Programa de Pós-Graduação está preparando o 1º Workshop Internacional concomitantemente com o 4º Encontro de Pesquisa, que envolverá pesquisadores da Universidade de Southampton e autoridades brasileiras. O evento será em novembro na Faculdade de Medicina da UFMG.

PPG-IMT
Criado em 1972 e aprovado pela Capes em 1974, o PPG-IMT conta, atualmente, com 20 professores orientadores permanentes, que desenvolvem seus projetos de pesquisa em 15 linhas hoje vigentes no Programa, e que englobam os diferentes temas relacionados com a Infectologia e Medicina Tropical. Entre os temas estão doença de Chagas, esquistossomose, cardiologia tropical e infecções virais como HIV.

Acesse a  página do programa.