Iniciativas de extensão são destacadas como Relevância Acadêmica para 28ª Semana do Conhecimento
13 de outubro de 2025 - Institucional, Relevância Acadêmica, Semana do Conhecimento

O Centro de Extensão (CenexMed) da Faculdade de Medicina da UFMG, reconheceu, hoje, dia 13 de outubro de 2025, os trabalhos da unidade classificados como Relevância Acadêmica durante o 28º Encontro de Extensão. A cerimônia aconteceu no hall de entrada da Faculdade de Medicina a fim de destacar a importância das iniciativas que integram a comunidade acadêmica e a sociedade.
Os selecionados foram os 10% que apresentaram maior nota dentre os Trabalhos de Extensão inscritos pela Faculdade de Medicina, de acordo com as notas atribuídas pelos avaliadores no Sistema da Semana do Conhecimento.
O Encontro reforça a diversidade e a relevância das ações desenvolvidas na Faculdade de Medicina e no Hospital das Clínicas da UFMG, parceiros em diversas e significativas atividades de extensão.
Confira os selecionados:
Categoria Estudantes de Graduação:
| ID | AUTOR (A) | TÍTULO DO TRABALHO | ORIENTADOR (A) | REGISTRO DE EXTENSÃO NO SIEX |
| 56571 | Eduardo Augusto Sartori dos Santos | A Prática da Educação Popular na Luta pela Democratização do Acesso à Universidade: Cursinho Popular Guimarães Rosa. | Daiana Elias Rodrigues | Projeto – 403583 – Cursinho Popular Guimarães Rosa |
| 58083 | Sarah Esther Augusta Murta Ambrósio | Semear saberes, colher cuidado: a educação como caminho para uma saúde mais justa | Alzira de Oliveira Jorge | Projeto – 404929 – Educação Popular em Saúde nas Escolas |
| 56415 | George dos Santos Faria | OBSERVAPED | Maria Cândida Ferrarez Bouzada Viana | Projeto – 404139 – Ações para redução da morbimortalidade infantil e apoio ao aleitamento materno no estado de Minas Gerais – Eixo temático do OBSERVAPED |
| 59364 | Ana Beatriz Onelli Abe | Benefícios de intervenções multiprofissionais e intersetoriais no contexto de doenças crônicas: relato de caso | Ivani Novato Silva | Programa – 500030 – Programa de Assistência Ambulatorial às Crianças e Adolescentes Diabéticos do Hospital das Clínicas da UFMG – PAACAD |
| 57066 | Clara Lemos Melo Ribeiro | Atuação Fonoaudiológica nos Transtornos da Fluência: Relato de Experiência em Ações de Conscientização e Intervenção sobre Gagueira | Denise Brandao de Oliveira e Britto | Projeto – 403586 – Atuação fonoaudiológica nos transtornos da fluência: FLUEX |
| 59413 | Ana Carolina Valgas da Silva | Cuidado humanizado ao recém-nascido de baixo peso: estudo baseado em um projeto de extensão sobre aplicação do Método Canguru na UTIN do HC-UFMG/Ebserh | Leni Marcia Anchieta | Projeto – 401647 – Atenção humanizada ao recém- nascido de baixo peso: MÉTODO CANGURU |
| 57102 | Isabella Hapuque Soares Mendes Marques | ABORDAGEM FONOAUDIOLÓGICA PARA BEBÊS COM TRISSOMIA DO 21 | Renata Maria Moreira Moraes Furlan | Projeto – 404891 – Abordagem fonoaudiológica para bebês com trissomia do 21 |
| 57913 | Michelle Rayane Martuchelli | Quatorze Anos de Promoção da Saúde Vocal: Um Relato de Experiência em Extensão Universitária | Leticia Caldas Teixeira | Projeto – 401271 – Promoção da saúde vocal |
Categoria Estudantes de Pós-Graduação:
| 58558 | FORMAÇÃO EM DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: EXPERIÊNCIAS E APRENDIZADOS NA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA | Alenice Aliane Fonseca | Lidyane do Valle Camelo | Projeto – 404926 – Democratização e popularização das produções científicas e ações do Programa de Pós-graduação em Saúde Pública da UFMG |
Por fim, os trabalhos de Relevância Acadêmica também serão apresentados e avaliados pela comissão constituída por membros da Câmara de Extensão, dos Comitês Assessores e parceiros da comunidade externa, dia 15 de outubro, serão utilizados os mesmos critérios de avaliação nas unidades.
Acesse o site da Semana do Conhecimento.
Confira a galeria:












