Niab divulga inscrições para curso sobre Clínica da Anorexia e Bulimia

03 de março de 2023 - , , ,

O Núcleo de Investigação em Anorexia e Bulimia (Niab) do Hospital das Clínicas da UFMG divulgou o prazo de inscrições para o curso Clínica da Anorexia e da Bulimia 1º/2023. As inscrições são gratuitas e acontecem entre os dias 06 e 14 de março de 2023.

Podem se inscrever no curso profissionais da área da saúde envolvidos e/ou interessados em aprofundar conhecimentos aplicados à clínica interdisciplinar da anorexia e bulimia, e alunos de cursos de graduação na área da saúde, a partir do 7° período.

O curso visa atualizar os profissionais de saúde envolvidos na clínica com pacientes anoréxicos e bulímicos quanto aos aspectos médicos, nutricionais, psíquicos e sociais centrais no manejo clínico dos distúrbios. Além de estimular o debate e a pesquisa sobre a etiologia, o diagnóstico e divulgar a experiência do Niab no acolhimento e tratamento dos pacientes com sintomas, segundo a orientação psicanalítica.

As aulas acontecem entre os dias 23 de março e 13 de julho de 2023, com uma carga horária total de 40h, sendo as quintas-feiras de 19h30 às 21h30 (teórica) e as sextas-feiras de 13h00 às 18h00. Das aulas, 30h acontecem de forma virtual e 10h no Ambulatório do Niab.

O curso é coordenado pelo professor do Departamento de Clínica Médica da Faculdade e nutrólogo, Henrique Oswaldo da Gama Torres; pela professora do Departamento de Pediatria e psiquiatra, Ana Maria Costa da Silva Lopes; do psicanalista Roberto de Assis Ferreira; pela professora do Departamento de Medicina Preventiva e Social e psicanalista, Maria Bernadete de Carvalho, pelo professor do Departamento de Medicina Preventiva e Social, Délcio da Fonseca Sobrinho; pela professora do Departamento de Pediatria, Cristina Botelho Barra; pela nutricionista do Niab, Tâmara Oliveira dos Reis; pela psiquiatra e membro do Niab, Vivian Aparecida Marques Ferreira; pela psicanalista, Cristina Petersen Cypriano, pelas psicólogas Maria de Lourdes Motta Machado e Patricia Syper Prates e pelo professor da EEFFTO, César Teixeira Castilho.

As inscrições podem ser realizadas através do site e o resultado geral será divulgado no dia 21 de março de 2023.

Curso de Atualização “Clínica da Anorexia e Bulimia”
Período de inscrições: 06/03/2023 a 14/03/2023
Período de seleção: 17/03/2023