Inscritos no Enade já podem preencher Questionário do Estudante

02 de setembro de 2019 - , ,

Inicia hoje, 2 de setembro, o período de preenchimento do Questionário do Estudante que visa avaliar o perfil socieoeconômico e acadêmico dos participantes do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) de 2019. Com o prazo final de 21 de novembro, esta é uma etapa obrigatória usada como insumo para o cálculo dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior. A data também coincide com o da solicitação de atendimento especializado que deve ser feita de 2 a 13 de setembro.

Neste ano, os estudantes concluintes da graduação dos três cursos da Faculdade de Medicina da UFMG irão prestar o Enade e os coordenadores dos cursos lembram sobre a importância do empenho nessa avaliação. “O curso depende do bom resultado no Enade para recursos financeiros e os alunos precisam para o currículo e a profissão, uma vez que uma instituição e um curso bem avaliados são mais valorizados no mercado profissional”, enfatiza a professora e coordenadora do Colegiado de Tecnologia em Radiologia, Luciene das Graças Mota.

De acordo com a diretora de Avaliação Institucional da UFMG, Viviane Birchal, “é muito importante que o preenchimento seja feito de maneira justa, valorizando os aspectos positivos de sua formação.  O resultado alcançado no Enade atesta ao país e ao mercado de trabalho a qualidade do curso, da universidade e do diploma. É também uma forma de prestação de contas à sociedade,  demonstrando a importância da UFMG, uma universidade pública”.

Para preencher o questionário, o estudante deve acessar este endereço. Todas as questões devem ser respondidas.

O exame

O Enade é um dos indicadores que atestam a qualidade e excelência dos cursos e instituições de ensino superior do país. O exame deve ser feito por quem tenha finalizado 80% ou mais da carga horária mínima do currículo e não tenham colado grau até o fim das inscrições da edição 2019, ou aqueles com previsão de integralização de 100% da carga horária do curso até julho de 2020.

Leia mais: Estudantes devem completar cadastro do Enade 2019

Atendimentos especiais

Os participantes também já podem solicitar atendimentos pelo nome social e especializado ou específico durante a prova, que será realizada no dia 24 de novembro, em todo o Brasil.

O atendimento especializado é oferecido a pessoas com baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual (mental), surdocegueira, dislexia, déficit de atenção, autismo e discalculia. O atendimento específico, por sua vez, é direcionado a gestantes, lactantes, idosos ou pessoa com outra condição específica. Nos três casos, as solicitações podem ser feitas até 13 de setembro.

Outro procedimento que poderá ser solicitado a partir desta terça-feira, dia 3, é a indicação de dupla graduação. Nesse caso, o estudante que faz dois cursos de graduação escolhe um para ser avaliado.

O edital da edição 2019 está disponível no portal do Exame.

(Com Centro de Comunicação da UFMG)