Acesso interno

Notícias Internas

Clínica Médica realiza 1º Seminário de Extensão e Pesquisa

13 de março de 2020

Pensando em fomentar as interações interpessoais e acadêmicas, o Departamento de Clínica Médica (CLM) da Faculdade de Medicina da UFMG realiza, em 18 de março, o 1º Seminário de Extensão e Pesquisa de Clínica Médica da Faculdade. O evento busca divulgar as atividades de pesquisa e extensão desenvolvidas pelos professores do CLM, promovendo atualização e troca de experiências entre os colegas.

Apesar de direcionadas aos docentes, as atividades do seminário serão abertas a toda a comunidade interna da Instituição, de forma que alunos também poderão participar do seminário para conhecer melhor as atividades desenvolvidas pelos professores da Clínica Médica. Os seminários serão realizados mensalmente, sempre na terceira quarta-feira do mês, das 12h às 13h.

Para ministrar o primeiro Seminário foi convidada a professora Rosália Morais Torres, que discutirá as possibilidades da tecnologia para o ensino e pesquisa. A atividade acontece no dia 18, às 12h, na sala 150, primeiro andar da Faculdade. A participação é gratuita e não requer inscrição prévia.

De acordo com a vice-coordenadora do CLM e membro da comissão organizadora dos seminários, professora Eliane Viana Mancuzo, a ideia para a programação partiu do professor do Departamento, Paulo Caramelli. “O professor nos trouxe o conceito, então formamos uma comissão organizadora para desenvolver a ideia e realizar os eventos”, afirma. Além da professora Eliane, compõem a comissão organizadora os professores Maira Tonidandel Barbosa, Paulo Caramelli e Vandack Nobre Júnior.

“O propósito principal é de integrar os professores da Faculdade que possuem projetos de pesquisa e extensão, promovendo interação entre eles e os alunos de graduação, pós-graduação e continuidade”, explica a professora Eliane.

Segundo ela, muitas vezes os professores que coordenam ou atuam em projetos buscam cooperação fora da Instituição, quando poderiam ter fácil acesso a cooperação interna com a criação de um ambiente de troca de experiências. “Muitas vezes, temos também professores que são contratados pela Faculdade e que, ao chegar, não estão ligados a nenhuma rede ou grupo de pesquisa. Os seminários também podem atuar na inserção desses professores nas atividades dos docentes”, conclui Eliane Mancuzo.

1º Seminário de Pesquisa e Extensão do Departamento de Clínica Médica
Seminarista: Professora Rosália Morais Torres