Acesso interno

Notícias Internas

Faculdade recebe indicações para medalha Cícero Ferreira – 2021

18 de janeiro de 2021 - ,

Busto de Cícero Ferreira, localizado na entrada da Faculdade de Medicina. Foto: Arquivo Faculdade de Medicina.

Até 29 de janeiro, setores e Departamentos da Faculdade de Medicina da UFMG podem indicar docentes ou técnicos administrativos aposentados para receber a medalha Cícero Ferreira – Edição 2021. Além disso, também devem ser indicados um professor Emérito, um professor titular e um servidor técnico administrativo de educação para compor a comissão que escolherá o agraciado.

As indicações são feitas preenchendo o formulário disponibilizado no link. Para o indicado à medalha, é necessário incluir o currículo ou justificativa consubstanciada. A Congregação da Faculdade escolherá até cinco nomes e o vencedor será escolhido entre eles pela comissão.

A Medalha

A medalha Cícero Ferreira foi criada no centenário da Faculdade de Medicina da UFMG e é destinada ao mérito profissional do servidor aposentado do corpo docente ou do corpo técnico-administrativo em educação da Instituição, sendo entregue uma única vez a cada gestão.

O prêmio já foi entregue anteriormente aos professores Ennio Leão (2011), Alcino Lázaro da Silva (2012) e Nassim da Silveira Calixto (2013), além da servidora Emely Vieira Salazar (2017). Atualmente, ocorre uma cerimônia com entrega do título a cada gestão da Faculdade.

Clique e leia a Resolução Nº 01/2017, da Congregação da Faculdade de Medicina da da UFMG, que estabelece normas para concessão da medalha.

Cícero Ferreira

Cícero Ribeiro Ferreira Rodrigues nasceu em 1861 e se formou médico pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, em 1885. Integrou o grupo de fundadores da Faculdade de Medicina da UFMG, em 1911, e foi o primeiro diretor da Unidade, a quarta escola do gênero no Brasil.

Ele foi também um dos responsáveis pela criação da Santa Casa de Misericórdia, do atual Hospital das Clínicas da UFMG e do Hospital São Geraldo, os primeiros hospitais de Belo Horizonte.

Além de professor na Faculdade de Direito e na Faculdade de Medicina da UFMG, Cícero Ferreira atuou como médico da comissão construtora da nova capital de Minas Gerais, como presidente do Conselho Deliberativo Municipal e como diretor de todos os hospitais que fundou.