Acesso interno

Notícias Internas

Nota de falecimento: Pedro Raso


03 de maio de 2021 -


É com pesar que a Diretoria e o Departamento de Anatomia Patológica e Medicina Legal da Faculdade de Medicina da UFMG informam o falecimento, nesta segunda-feira (03/05), do professor Pedro Raso, Emérito da UFMG.

Pedro Raso foi professor da Faculdade de Medicina e Emérito da UFMG.

Pedro Raso nasceu em 29 de maio de 1930 em Barbacena-MG.Estudou na Faculdade de Medicina da UFMG e se formou médico em 1954.

Tornou-se especialista em Anatomia Patológica e Patologia Geral, atuando intesivamente no ensino e pesquisa da área. Publicou mais de 120 trabalhos em revistas no Brasil e no exterior, tendo como temas principais esquistossomose, doença de Chagas, leshimaniose viceral e cutâneo – mucosa. A relância dos estudos rendeu vários prêmios e medalhas de reconhecimento.

Entre os inúmeros cargos e representações, Pedro já foi vice-chefe (1975-77) e chefe (1977-1981) do Departamento de Anatomia Patológica e Medicina Legal da Faculdade. Era membro efetivo da Academia Mineira de Medicina (AMM), ocupando a cadeira 34 desde 1989, além de Emérito, título também concedido pela Faculdade de Medicina de Barbacena.

Durante o lançamento do seu livro na Faculdade de Medicina, em 2010, o professor homenageou a Instituição: “onde estudei, ensinei, aprendi, conquistei láureas e inúmeros amigos, onde vivi os melhores momentos da minha vida, da juventude à maturidade”.