Acesso interno

Notícias Internas

Nota de falecimento: Oto Guimarães Mourão


07 de janeiro de 2022 -


O Departamento de Propedêutica Complementar (PRO) da Faculdade de Medicina da UFMG comunica, com pesar, o falecimento do professor Titular aposentado Oto Guimarães Mourão. O sepultamento ocorreu nesta sexta-feira, 7 de janeiro de 2022, no Cemitério do Bonfim.

Oto Mourão compôs a primeira chefia de departamento do PRO, em 1989, junto ao professor José Nelson Mendes Vieira e foi diretor do laboratório central da Faculdade de Medicina. Sua trajetória ganha destaque por possibilitar o acesso ao teste do pezinho, importante mecanismo de combate à mortalidade infantil, a todos os municípios de Minas Gerais ao ter criado o Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico (Nupad) e centralizado os testes neste laboratório da Faculdade. Além de idealizador, foi o primeiro diretor do Nupad e permaneceu por muitos anos como vice-diretor.

O professor ainda foi responsável pela criação de um meio de cultura que permitiu o isolamento do protozoário Trypanozoma cruzi do sangue periférico, possibilitando o diagnóstico das formas crônicas da doença de Chagas. Até então, os métodos laboratoriais disponíveis tinham baixa sensibilidade para detectar essas formas da doença.

Como homenagem a sua história, a sala de reuniões da Faculdade, número 401, leva o nome de Oto Guimarães Mourão.