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Faculdade inaugura Serviço de Gestão de Conflitos para servidores


07 de outubro de 2024


A Faculdade de Medicina da UFMG lançou uma nova iniciativa voltada para a promoção de um ambiente de trabalho mais saudável: o Serviço de Referência em Gestão de Conflitos. A proposta é atenuar os impactos negativos das situações de conflito no cotidiano dos servidores e transformar essas situações em oportunidades de crescimento e aprendizado.

Para acessar o serviço, os interessados devem entrar em contato pelo e-mail gestaodeconflitosmedufmg@gmail.com. A equipe responderá as dúvidas ou agendará um encontro presencial, no qual dois técnicos da equipe conduzirão o processo de acolhimento e mediação. Nos primeiros meses, estão programadas visitas aos setores da instituição para que o serviço seja apresentado e os servidores possam conhecer a proposta.

O objetivo é trabalhar as situações de forma colaborativa, promovendo o diálogo e a compreensão mútua. Com isso, a criação do serviço busca oferecer um espaço onde os servidores possam refletir sobre as questões enfrentadas e, juntos, encontrar soluções pacíficas para os conflitos.

“A implementação da Referência em Gestão de Conflitos na Faculdade de Medicina da UFMG é um passo fundamental para construir um ambiente psicossocial mais saudável e fortalecer os vínculos interpessoais na comunidade universitária. A gestão de conflitos visa minimizar os impactos negativos de situações conflituosas, promovendo soluções colaborativas entre as partes envolvidas. Esse processo abrange o reconhecimento dos conflitos dentro da equipe, a análise das causas e interesses de cada um, a busca por soluções criativas em conjunto e a implementação de estratégias para prevenir conflitos futuros”, afirma Rodrigo Oliveira, Assistente Social do Núcleo de Apoio Psicopedagógico aos estudantes da Faculdade de Medicina.  

Qualquer servidor ou equipe de trabalho da Faculdade pode acionar o serviço. A procura é espontânea, e a participação de todos os envolvidos é voluntária. O foco está em proporcionar um ambiente seguro e acolhedor, no qual as partes envolvidas no conflito possam se expressar livremente e construir, em conjunto, alternativas para resolver as questões. O serviço não apenas resolve o conflito imediato, mas também visa fortalecer as relações interpessoais a longo prazo.

Todas as demandas recebidas são tratadas com discrição e respeito aos limites e às particularidades de cada um. A equipe responsável, formada por técnicos da instituição, tem a missão de mediar o conflito sem julgamentos, buscando sempre acolher as diferentes perspectivas de forma cuidadosa.

Ainda que o serviço tenha como prioridade a mediação de conflitos e a transformação das relações, é importante não confundi-lo com a Ouvidoria da instituição. A Ouvidoria lida com reclamações formais, denúncias e sugestões, enquanto o Serviço de Referência em Gestão de Conflitos se dedica exclusivamente ao trabalho com situações conflituosas de maneira criativa e colaborativa, buscando a resolução pacífica.