Internato Rural apoia capacitação de profissionais do Sul de Minas para retinopatia diabética e glaucoma

24 de agosto de 2022 - , ,

Alunos do Estágio em Saúde Coletiva (Internato Rural) e monitores do Departamento de Oftalmologia e Otorrinolaringologia (OFT) da Faculdade de Medicina da UFMG vão atuar na capacitação de profissionais das prefeituras de Cabo Verde e outros municípios da região para o uso de equipamentos de rastreio de retinopatia diabética e glaucoma. O pontapé inicial da ação foi dado em evento realizado com gestores públicos, profissionais de saúde e equipe do Internato Rural nesta quarta-feira, 24 de agosto.

A atividade será feita sob coordenação do professor do OFT, Daniel Vitor Santos, por meio de projeto de pesquisa financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). *

A iniciativa surgiu da observação dos integrantes do Internato Rural sobre a demanda de exames oftalmológicos no território, com impacto na saúde pública. Os alunos de Medicina vão se dividir em duplas e os equipamentos serão adquiridos pela Prefeitura de Cabo Verde.

O coordenador do Internato Rural e professor do Departamento de Medicina Preventiva e Social (MPS), Geraldo Cunha Cury, ressalta que a atividade alia os pilares da UFMG – Ensino, Pesquisa e Extensão – de forma muito adequada e competente.

Internato Rural

O Estágio em Saúde Coletiva (Internato Rural) é uma disciplina obrigatória para os alunos dos últimos anos do curso de Medicina da UFMG e leva os estudantes para cidades do interior de Minas Gerais, onde moram e estagiam durante três meses com a preceptoria de médicos da Secretaria Municipal de Saúde.

A ideia central é que o estudante ganhe experiência conhecendo e atuando junto ao funcionamento e gestão do serviço público de saúde em cidades do interior, com vias a colaborar no permanente aprimoramento do SUS. Essa é uma oportunidade de aprenderem a autonomia no atendimento em saúde, mas também de participarem das ações que promovem desde a Atenção Primária à Saúde, até a preservação ambiental.

O estágio é oferecido há 44 anos, de forma ininterrupta, entre os meses de janeiro e dezembro, com 320 alunos por ano. Hoje, várias escolas de Medicina ao redor do mundo passaram a adotar a mesma metodologia.

* Atualizado em 29 de agosto.