Internato Rural promove campanha de doação para lar de idosos

23 de junho de 2017 -

O Internato Rural da Faculdade de Medicina da UFMG promove, até o dia 3 de julho, segunda-feira, campanha para arrecadar brindes e itens de utilidade para o Lar dos Idosos São Vicente de Paulo, do município de Jacuí, no sul de Minas Gerais. As doações podem ser entregues na secretaria do Departamento de Medicina Preventiva e Social, na sala 803, 8º andar da Unidade.

De acordo com o professor do Departamento de Medicina Preventiva e Social da Faculdade, Francisco Rubió, a disciplina de Internato em Saúde Coletiva da Faculdade, conhecida como Internato Rural, firmou parceria com o Lar dos Idosos durante as atividades do último trimestre, o que permitiu ampliação da área de atuação dos estudantes durante o período.

Isabela e Karen iniciaram as atividades junto ao Lar. Foto: Carol Morena

O professor conta que, além das atividades gerais dos alunos do Internato, que englobam consultas, visitas domiciliares, trabalhos de educação e saúde em escolas e acompanhamento dos indicadores de saúde do município junto à Secretaria de Saúde, a parceria com o lar permite a ampliação da vivência para outras esferas. “É um campo de estágio muito diverso, porque há o convívio com realidades como problemas na área cardiovascular, hipertensão, diabetes, demência senil, sofrimento mental, abandono”, conta.

“São cuidados que a própria idade dos abrigados demanda”, conta Karen Rabello, estudante do 11º de Medicina que esteve no município no último trimestre, com a colega Isabela Maria Lopes. “A parceria surgiu a partir de convite do secretário. Percebemos que havia uma necessidade de acompanhamento médico mais próximo”, lembra Isabela. “As pessoas que trabalham lá têm muito carinho com o lugar, com as pessoas, e ficaram muito felizes com o envolvimento do Internato”, continua a estudante.

Elas são voluntárias para a campanha de doação. A expectativa é que sejam recebidos todos os tipos de brindes, desde utilidades de casa, como saca-rolhas, vasilhas, ferramentas, brinquedos e maquiagens, a objetos maiores, como cobertores e colchões.

Lar dos Idosos São Vicente de Paulo, em Jacuí, Minas Gerais. Foto: Isabela Maria Lopes.

Os itens serão utilizados durante a quermesse do Lar, que integra a programação da festa em Louvor a São Vicente de Paulo, tradicional no calendário da cidade, que acontece de 5 a 16 de julho em praça pública. As doações recolhidas serão utilizadas como brindes durante o bingo do Lar, que acontece em todas as noites da festividade, e os demais utensílios serão aproveitados para a casa.

“O Lar dos Idosos tem uma estrutura física boa, mas a manutenção é complicada”, acrescenta o professor Francisco Rubió. Hoje, são cerca de 30 abrigados, entre homens e mulheres, que precisam de alimentação, cuidadores preparados, acompanhamento médico e de enfermagem capacitados e medicamentos.

A equipe do Internato Rural também terá uma barraca na festa. Nela, devem estar expostas as atividades da disciplina e devem ser promovidas atividades de promoção da saúde, como medição de pressão, receitas de alimentação saudável e orientações gerais sobre saúde. A atividade inicia o ciclo de uma próxima dupla de alunos no município, que já estará lá a partir da próxima semana. “Esperamos que os próximos alunos deem continuidade às atividades iniciadas junto ao Lar”, acrescenta Isabela Maria Lopes.
Internato Rural
O Internato Rural é uma disciplina obrigatória do curso de graduação em Medicina da UFMG, ministrada no 11º período. Chamada hoje de Internato em Saúde Coletiva, se desenvolve em rodízios trimestrais sucessivos em cidades, enviando os alunos para cidades do interior do Estado, e para a região Metropolitana de Belo Horizonte.

É uma disciplina que vincula o ensino acadêmico aos Serviços Públicos de Atenção Médica, promovendo integração dos estudantes junto às diversas formações. Hoje, a Faculdade de Medicina da UFMG tem convênios firmados com 31 municípios de Minas Gerais.