Internato Rural promove mutirão de exames em Passa Tempo

04 de junho de 2024 - , , ,

Acadêmicos do Internato Rural em Passa Tempo Foto: Acervo Pessoal

Alunos do curso de medicina da UFMG realizaram, nos dias 7, 8, 20 e 21 de maio, mutirões de rastreio de amostra aleatória de lesão renal em pacientes com diabetes em Passa Tempo, Minas Gerais. A iniciativa é uma atividade importante para o atendimento à atenção primária e também na formação dos acadêmicos.

Nos primeiros dias, foram realizados o rastreamento de lesão renal em pacientes com diabetes, testando, com testes rápidos: albuminúria, glicosúria, hemoglobina glicada e creatinina, além da retinografias com retinógrafo portátil e tonometria dos olhos (glaucoma).

Foto: Acervo Pessoal

De acordo com o professor Departamento de Medicina Preventiva Social (MPS) e supervisor da disciplina de internato, Francisco Rubió, “estes exames são uma parceria entre a Endocrinologia, a Oftalmologia e o Internato Rural. Foi feita numa amostragem aleatória, por sorteio entre os diabéticos”.

Já nos dias 20 e 21/05, foram examinados novos 40 pacientes no rastreio de lesão renal, e mais 80 pacientes na pesquisa de retinopatias diabética, em pacientes diabéticos crônicos, insulina dependentes e com sintomas mais graves.

Foto: Acervo Pessoal

Neste período foram rastreadas 170 pessoas, o que equivale a aproximadamente 1/3 da população do município.

Os exames foram realizados por alunos do internato rural de Passa Tempo, supervisionado pela professora Marilia Faleiro Malaguth Mendonça, e do internato em Piedade, supervisionado pelo professor Fernando Dias.