Área do Gestor

Ações do Internato

O Internato em Saúde Coletiva (também conhecido como Internato Rural desde o seu início, em 1978), tem como finalidade permitir aos alunos entenderem como funciona um sistema municipal de saúde, e também colaborar para o seu desenvolvimento por meio de projetos e atividades assistenciais. A carga horária de trabalho semanal é 32 horas, que podem ser divididas em diferentes atividades mediante combinação com a Secretaria municipal de saúde. Os professores responsáveis pela supervisão comparecem à cidade de 15 em 15 dias em média, em um total de 4 a 5 vezes durante o trimestre.

Os alunos devem exercer primeiramente atividades na Atenção Básica, incluindo-se aí assistência direta (por meio de atendimento a Demanda espontânea, Atenção programada e Visitas domiciliares), Diagnóstico situacional, Planejamento e Programação de ações, projetos de Prevenção/educação em saúde etc.

Para que o aluno possa realizar atividades assistenciais, deve haver um profissional médico de referência na unidade.

A depender das necessidades do município, também podem exercer atividades nos serviços de Vigilância em Saúde, monitorar dados e indicadores, estudar os melhores fluxos assistenciais para o desenvolvimento da Rede de Atenção à Saúde, elaborar ou atualizar protocolos municipais, contribuir para a atualização do Plano municipal de saúde, apoiar projetos específicos da atenção básica (como o PMAQ e o Programa Saúde na escola) e outros.

O Internato deve sempre ser uma via de mão dupla: por um lado, os alunos devem aprender princípios e ações de saúde coletiva (atenção básica, planejamento, vigilância etc). Por outro, o município deve se beneficiar sempre de sua presença, tendo-os como aliados para ajudar a resolver situações críticas e também a desenvolver ações relevantes, mas que nem sempre podem ser realizadas quando há sobrecarga das equipes de saúde da família.

Convênios

Para a implantação e pleno funcionamento do estágio curricular, firmaram-se convênios envolvendo a UFMG e as Prefeituras Municipais.
A UFMG se compromete a fornecer supervisão didática pedagógica através de seus docentes. Os alunos atuam na rede de serviços da saúde do município e as Prefeituras se comprometem a fornecer o alojamento, alimentação e transporte para os alunos, quando de sua visita aos postos de saúde na zona rural.

Minuta Convênio 1 dupla 2018

Plano de Trabalho 1 dupla 2018