Investimento em extensão contribui para ensino e pesquisa
05 de setembro de 2014
Consideradas o carro chefe do Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico da Faculdade de Medicina da UFMG (Nupad), as ações de extensão do Núcleo foram tema de palestra no terceiro dia de Congresso. “Pela extensão e integração com a sociedade conseguimos melhorar ensino e pesquisa”, declarou o diretor geral do Nupad e professor do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da UFMG, José Nelio Januário.
O Nupad é o responsável técnico pelo Programa de Triagem Neonatal de Minas Gerais (PTN-MG). A iniciativa soma hoje cerca de cinco milhões de crianças triadas e mais de 4,7 mil que se encontram em acompanhamento e tratamento para as doenças diagnosticadas.
Também viabilizado tecnicamente pelo Núcleo, sob a coordenação da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), o Programa de Triagem Pré-Natal para o Controle da Toxoplasmose Congênita em Minas Gerais, iniciado em 2013, atende atualmente 63% das gestantes do Sistema Único de Saúde (SUS). “Os números nos estimulam a continuar, em três anos podemos atingir os 100%”, declarou José Nelio.
Ainda, entre as atividades do órgão complementar da Faculdade, estão as ações de desenvolvimento e apoio laboratorial ao diagnóstico genético, realizadas pelo Laboratório de Genética e Biologia Molecular (LGBM).
Projetos
“O Nupad é um gerenciador de projetos, vivemos exclusivamente deles”, pontuou o palestrante. Segundo José Nelio, é possível que qualquer pessoa interessada em trabalhar junto à instituição proponha projetos vinculados às áreas de atuação do Nupad. Uma vez que o projeto de extensão ou pesquisa é aprovado, o proponente torna-se pesquisador associado ao Núcleo (as informações do fluxo de proposição de projetos estão no portal do Nupad).
Atualmente, o Nupad soma 67 projetos de extensão ativos, com outros 17 previstos para 2014. Dos projetos de pesquisa, são 28 em execução. Para o diretor, esses números demonstram a importância de se investir em extensão. “Ainda, o Nupad supervisiona atividades de extensão, prioritariamente, de 59 acadêmicos bolsistas em diversas áreas”, exemplificou.
José Nelio apresentou quatro projetos desenvolvidos pelo Centro de Educação e Apoio para Hemoglobinopatias (Cehmob-MG), parceria entre Nupad e Fundação Hemominas. Tratam-se de iniciativas voltadas para o cuidado à pessoa com doença falciforme: Doença Falciforme: Linha de Cuidados na Atenção Primária à Saúde, Projeto Aninha: Cuidado da Gestante com Doença Falciforme, Saber para Cuidar: Doença Falciforme na Escola e Projeto Atenção Especializada.
3º Congresso
O 3º Congresso Nacional da Saúde da Faculdade de Medicina da UFMG chegou, hoje, ao seu último dia de atividades. A programação reuniu sete conferências, mais de 10 palestras e 40 mesas-redondas, em torno do tema “Cenários da Saúde na Contemporaneidade”, em oito eixos temáticos.
Confira a programação completa.
Acesse a página eletrônica do 3º Congresso Nacional de Saúde.
Mais informações: 3409 9105 ou 3409 8055, ou ainda pelo e-mail 3congresso@medicina.ufmg.br