DOAR
Marca do projeto Jardins do Borges. Complemento: Estamos construindo nosso jardim e precisamos de você.

Quem somos

Jardins do Borges é um projeto de jardim que visa melhorar os espaços externos do Hospital Borges da Costa, do complexo do Hospital de Medicina da UFMG. A finalidade é proporcionar aos pacientes espaços adequados para terapias alternativas, assim como locais de boa convivência.

Se você der uma volta hoje pelos jardins do hospital vai reparar que existe uma área grande usada como depósito de materiais de construção ou precisando de manutenção. No entanto, eles têm história e um potencial enorme para se tornarem jardins funcionais e moldar com beleza o edifício do Borges da Costa.

Para que esse jardim se transforme numa realidade para os pacientes do hospital, a gente precisa da sua ajuda. Esta campanha pretende melhorar a qualidade de vida das crianças, adultos e idosos em tratamento pediátrico, psiquiátrico e oncológico no Hospital das Clínicas de BH. Isso significa que proporcionar atividades em ambiente acolhedor e tecnicamente apropriado pode transformar a vida das pessoas ou como elas julgam sua qualidade de vida.

Estamos pensando essa área em módulos. Nossa meta inicial é a revitalização de duas áreas, sendo que uma delas será destinada a atividades de crianças, e a outra será dedicada para os adultos e idosos.

Por que ajudar o hospital Borges da Costa?

Cerca de 15000 pacientes passam mensalmente pelo Hospital, que tem atendimento ambulatorial para pacientes com câncer, tendo sido transformado em hospital-dia. O hospital abriga também ambulatórios de quimioterapia, endocrinologia, psiquiatria, cirurgia ambulatorial e o Projeto de Estudo Longevidade da Saúde do Adulto (Elsa Brasil), que tem o propósito de investigar a incidência e os fatores de risco para doenças crônicas, em particular, as doenças cardiovasculares e o diabetes.

Ajudando com doação para esta campanha você está impactando positivamente e diariamente na vida de milhares de crianças, adultos e idosos em tratamento no hospital. Esse hospital que é 100% SUS e foi pioneiro no tratamento de câncer, sendo o primeiro hospital oncológico da América Latina, fundado em 1922. Além de colaborar para as atividades dos mais de médicos, alunos e residentes que cuidam diariamente
desses pacientes.

A história do Hospital Borges da Costa

Eduardo Borges Ribeiro da Costa participou, em 1911, da fundação da Faculdade de Medicina de Belo Horizonte e nove anos depois, assumiu a Diretoria da instituição. Inicialmente, encarregou-se da disciplina Anatomia Descritiva Humana e, posteriormente, da cadeira de Clínica Cirúrgica.

Por iniciativa e persistência do prof. Borges da Costa foi criado o Instituto de Radium, primeiro centro de tratamento de câncer de Minas Gerais. O objetivo era estudar as aplicações terapêuticas do rádio (Ra) e os raios X, desenvolver pesquisas científicas, divulgar conselhos e ensinamentos práticos à população, no sentido de evitar e de tratar, a tempo, as manifestações cancerosas.

Situado ao fundo da Faculdade de Medicina teve inaugurada a pedra fundamental em 1922, mas as atividades se iniciaram em 1923. Após a morte de Borges da Costa, no dia 5 de setembro de 1950 no Hospital dos Estrangeiros no Rio de Janeiro, o Instituto de Radium passa a chamar-se Hospital Borges da Costa.

O Hospital foi desativado em 1977 devido às precárias condições físicas do edifício. Em 1980, o prédio foi ocupado por estudantes da UFMG para servir de moradia provisória, situação que perdurou até 1998, quando foi desocupado. Passou por uma grande restauração.

Atualmente, o Hospital reassumiu suas funções de origem e funciona como ambulatório para tratamento oncológico, quimioterapia, endocrinologia, psiquiatria, cirurgia ambulatorial, além de funcionar como hospital-dia.

Iniciativa

O Projeto Jardins do Borges foi idealizado por um conjunto de professores do Departamento de Saúde Mental e da Pediatria, apoiado pela Faculdade de Medicina e Hospital das Clínicas e incorporado pela FUNDEP como uma iniciativa inovadora. Somos inovadores em buscar recursos e tentar gerar esforços e atividades para o bem comum e conforme a vontade popular no melhor dos formatos – através de plataforma de crowdfunding.

Agradecemos pela colaboração!