Jogo sobre a covid-19 ganha nova atualização

Novos idiomas e perguntas revisadas são algumas mudanças do quiz

05 de outubro de 2020 - , ,

O jogo “Covid-19: Você Sabia?” ganhou novas mudanças no último mês. O quiz, que estava disponível apenas em português, agora tem a versão em inglês e espanhol. O objetivo da inclusão dos idiomas é atingir um público maior, fora do Brasil.

“O desafio do afastamento social continua em todo mundo. Em muitos lugares, o número de infectados voltou a crescer, exigindo mais das ações educativas para aumentar a proteção”, afirma uma das coordenadoras do projeto de extensão Prevenção a covid-19 em APP, Eura Martins Lage, também professora e chefe do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina da UFMG.

Além disso, o site ficou mais interativo, com inclusão de efeitos sonoros e rankings pessoal e global. Outras alterações foram a atualização de conteúdo e a revisão feita nos temas com maiores índices de erro. As perguntas e o feedback que aparece após a resolução das questões foram revisados, com o objetivo de torná-los mais claros, objetivos e didáticos. O monitoramento desses acertos é feito semanalmente.

“Por se tratar de uma doença descrita em dezembro de 2019, há uma constante atualização a respeito da apresentação clínica, modos de transmissão, cuidados para prevenção, uso de máscara e principalmente do tratamento. Enquanto a vacina não chega, mais do que nunca a informação é a arma mais importante contra a disseminação do vírus”.

Professora Eura Martins Lage

Público jovem

A estudante Clara Garcia destaca a interatividade do jogo e aponta como diferencial as infomações na explicação de quando se erra a resposta/ Arquivo Pessoal

A interatividade do jogo chama a atenção principalmente do público mais jovem para o cuidado com a doença. A estudante Clara Garcia, de 15 anos, conta sua experiência com o quiz:

“Eu achei incrível. Em vez de ser aqueles jogos chatos, ele é super divertido e ainda aprendi com ele. Gostei demais pelo fato de ter várias categorias e mapas mentais explicando sobre a doença”, comenta.

Ela também concorda com o uso do jogo para a conscientização da população sobre os cuidados e prevenção do coronavírus. “Eu acho muito importante conscientizar porque tem pessoas que não sabem muito sobre a covid. E esses jogos interativos explicam bem”, conclui.