Laboratório de Simulação está com site novo no ar

Com informações sobre o LabSim, o objetivo da página é ser um ponto de acesso para alunos, professores e funcionários.

02 de junho de 2023 - , ,

Foto: Site LabSim

O Laboratório de Simulação (LabSim) da Faculdade de Medicina da UFMG está com novo site disponível para acesso. A ideia é que se torne um espaço acessível para todos aqueles que desejam saber mais sobre o LabSim, principalmente os alunos, que precisam de informações para a utilização do local.

O site é dividido em cinco abas, sendo essas bem separadas em informações precisas sobre o laboratório. Na página é possível acessar as atividades acadêmicas realizadas no LabSim, pesquisas, sejam em andamento ou finalizadas, publicações de artigos e livros. Bem como, a história do laboratório, regimento e protocolo e a equipe que atende no espaço.

De acordo com a professora, Maria do Carmo Barros de Melo, coordenadora do LabSim, o site é importante para que todos tenham conhecimento do funcionamento e da importância do laboratório.

“Minha expectativa é que tenha mais acessos. Que os alunos, os professores, os funcionários técnico-administrativos, tenham acesso amplo e irrestrito às informações sobre o que o LabSim é capaz de oferecer para todos”, completa.

Acesse o site do Labsim

O laboratório conta com uma área física grande, dividida em alas em três andares da faculdade. Além de contar com diversos manequins robotizados e equipamentos de alta tecnologia para utilização em simulações de atendimentos e procedimentos médicos. “Nós temos o Harvey, que é um manequim de ausculta cardíaca e que é utilizado nas melhores universidades do mundo”, afirma a professora Maria do Carmo.

A função do LabSim é atender às demandas da Faculdade de Medicina propõe, para os três cursos disponíveis na unidade, Medicina, Fonoaudiologia e Tecnologia em Radiologia. O laboratório é dividido em quatro alas, sendo a do sexto andar a mais antiga delas. Nesta, estão disponíveis salas estruturadas com equipamentos de alta tecnologia de fonoaudiologia.

Ainda no sexto andar, tem a ala utilizada pelos estudantes do curso de tecnologia em radiologia. Seu funcionamento é no período da noite e no espaço os alunos podem simular exames como mamografia e radiografias no geral.

Já a ala do terceiro andar é mais nova, existe desde maio de 2020. “Desde agosto de 2020, os alunos do curso de Medicina passaram a utilizar o laboratório como forma de suprir demandas existentes, que não podiam ser cobertas por hospitais devido ao número de alunos nesses campos de estágio, ocasionado pela pandemia”, conta a professora.

Por fim, existe uma área aberta no quarto andar da Faculdade de Medicina, que está disponível para usos diversos. Entretanto, o espaço ficou como ala externa com o objetivo de desenvolver algumas capacitações, como por exemplo, em suporte básico de vida.