Labsim sedia encontro de simulação

09 de agosto de 2013

Professores da área de saúde, médicos, enfermeiros, estudantes e funcionários técnicos administrativos interessados em aprender mais sobre as técnicas de simulação participaram nesta sexta, 9 de agosto, de encontro realizado no Laboratório de Simulação (Labsim) da Faculdade de Medicina da UFMG. Cerca de 70 profissionais, inclusive do interior de Minas Gerais e de outros estados, como Mato Grosso, Rio Grande do Sul,  participaram das atividades.

Foto: Bruna Carvalho

O evento, promovido pela Associação Brasileira de Simulação em Saúde (Abrassim), em parceria com a empresa Laerdal Medical,  possibilitou  trocas de experiências por meio de palestras, práticas com manequins, exibição de vídeos e visita guiada pelo Labsim, no Centro de Tecnologia em Saúde (Cetes) da Faculdade de Medicina da UFMG.

A coordenadora do evento e do Labsim, Maria do Carmo Barros de Melo, proferiu a primeira palestra, com o tema “Inserção Curricular de Habilidades e de Simulação Realística”. A professora priorizou a importância da educação e dos elementos de simulação para o aprendizado. “Temos que saber reconhecer eventos adversos para salvar a vida do paciente”, disse, ao destacar como a simulação é essencial nos cursos de saúde.

Taylane Vilela, estudante de Enfermagem da UFMG e uma das organizadoras do encontro concorda. “Trabalhar com simulação é importante para aprimorar as práticas sem incomodar o paciente”, disse. “Gosto da prática e de ambientes dinâmicos e esse evento ajuda a compartilhar todas essas experiências”, elogiou.