Lançado processo de autoavaliação docente sobre o ensino remoto emergencial

Formado por perguntas objetivas, questionário compõe a segunda etapa do monitoramento da modalidade e deve ser respondido até 8 de janeiro.

16 de dezembro de 2020

Professora Denise Trombert Oliveira, do Instituto de Ciências Biológicas participou das capacitações para o ERE
Professora Denise Trombert Oliveira, do ICB, participou das capacitações para o ensino remoto. Foto: Reprodução / TV UFMG

Os docentes da Universidade já podem responder ao questionário de autoavaliação, disponível no Minha UFMG, sobre suas experiências com o ensino remoto emergencial, implantado em agosto como alternativa para retomada das atividades acadêmicas, enquanto durar a necessidade do distanciamento social imposto pela pandemia da covid-19.

As questões objetivas, que podem ser respondidas até 8 de janeiro, versam sobre a dimensão das tecnologias disponíveis, seus usos e sobre os princípios do ensino remoto emergencial, conforme as diretrizes estabelecidas no Guia ERE e nas resoluções da Pró-reitoria de Graduação, aprovadas pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe).

A diretora de Inovação e Metodologias de Ensino (Giz), professora Maria Flores, espera ampla adesão dos docentes na resposta ao questionário, reforçando a autoavaliação participativa, processo que a cultura institucional da Universidade já vem fomentando.

“O objetivo dessa segunda fase do monitoramento é resguardar esses princípios e detectar a percepção dos docentes em relação às suas experiências. Esperamos que a avaliação mantenha um caráter propositivo e o monitoramento permaneça contínuo e amplamente participativo, para que possamos promover ampla reflexão com os diversos sujeitos que compõem a comunidade universitária sobre as dificuldades e necessidades que venham a ocorrer em relação ao ensino emergencial para os próximos meses”, acrescenta Maria Flores.

Os estudantes já responderam ao questionário destinado ao corpo discente. Em janeiro, será a vez dos técnicos-administrativos em educação participarem do processo.

O monitoramento da primeira fase foi uma pesquisa exploratória e direcionada aos colegiados de cursos. Os resultados estão disponíveis em relatório que traz uma análise qualitativa, por área e de abrangência geral, feita pela comissão de monitoramento e avaliação do ensino remoto emergencial.

Também participam da produção e organização do processo membros da Comissão Própria de Avaliação (CPA), representantes dos estudantes e técnico-administrativos e a professora da Faculdade de Educação Suzana Gomes. O processo também conta com o suporte do Centro de Apoio à Educação a Distância (Caed) e da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI).

Centro de Comunicação da UFMG