Lançamento de livro sobre fundador da Faculdade nesta segunda

13 de agosto de 2018

Obra sobre a vida de Cícero Ferreira terá seu lançamento na Faculdade por ele fundada, local onde dois de seus filhos e um neto se graduaram como médicos.

Na segunda-feira, 20 de agosto, a Faculdade de Medicina da UFMG recebe o lançamento do livro “Cícero Ferreira – Um apóstolo da Medicina”, obra sobre a vida de um dos fundadores da Faculdade. O evento, aberto ao público, será realizado às 19h30, no Salão Nobre da Unidade.

Da esquerda para a direita: Rubio Fernal Ferreira e Sousa, Maurício Sigaud Ferreira, Carlos Eduardo Ferreira e João Pedro Ferreira e Sousa junto ao quadro que retrata a fundação da Faculdade, com Cícero Ferreira. Foto: Carol Morena.

De autoria do jornalista, escritor e historiador Mário Lara, a obra, intitulada “Cicero Ferreira – Um apóstolo da Medicina”,  é resultado de dois anos e meio de pesquisas, dividida em três momentos: a ancestralidade, a vida e o legado de Cícero Ferreira.

Cada momento deu origem a um volume que perpassam a origem da família do médico, suas realizações em vida e as marcas que ele deixou na história. Juntos, os volumes compõem a obra integral.

Obras retratam ancestralidade, vida e legado de Cícero Ferreira. Foto: Carol Morena

A obra
Para compor a obra, os netos e bisnetos de Cícero consultaram documentos da família, e encontraram uma grande coleção de arquivos antigos: fotografias, receitas médicas de próprio punho, cartas enviadas, entre outros. Também consultaram o Arquivo Público Mineiro, os arquivos da Prefeitura de Belo Horizonte, o Centro de Memória da Faculdade de Medicina da UFMG (Cememor) e a Faculdade de Direito da UFMG, na qual Cícero foi professor de medicina legal, antes de atuar na Faculdade de Medicina.

“Coletamos um conjunto de documentos tão fartos e representativos que possibilitaram escrever um livro com grande minúcia e com o objetivo de trazer para o presente os acontecimentos do passado”, comentou Rúbio Fernal Ferreira e Sousa, bisneto de Cícero Ferreira. “Foi um homem que teve uma presença tão grande, que era quase que uma obrigação nossa, dos descendentes da família, de buscar a recuperação de todas essas informações num processo histórico e comprovadamente documentado”, acrescentou.

Cícero Ferreira
Cícero Ribeiro Ferreira Rodrigues nasceu em 1861 e se formou médico pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro em 1885. Foi um dos fundadores da Faculdade de Medicina da UFMG, em 1911, e também o primeiro diretor da Unidade, a quarta do Brasil. Rubio conta que para criar uma escola de Medicina era necessária também a criação de hospitais. Por isso, Cícero Ferreira foi um dos responsáveis pela criação da Santa Casa de Misericórdia, do atual Hospital das Clínicas da UFMG e do Hospital São Geraldo, os primeiros hospitais de Belo Horizonte.

“Ele tinha uma imensa preocupação com a medicina preventiva, então ele trouxe, do Rio de Janeiro, a filial do Instituto Manguinhos, hoje a Fundação Ezequiel Dias, para que ela produzisse localmente as vacinas necessárias à proteção das crianças de Minas Gerais”, explicou Rubio. “Além disso, contribuiu para que todas as condições sanitárias que o mundo moderno conhecia naquela época fossem implementadas em Belo Horizonte. Ele teve uma presença enorme na vida do início da cidade”, continuou.

Cícero Ferreira foi professor de medicina legal na Faculdade de Direito da UFMG, professor da Faculdade de Medicina por ele fundada, médico da comissão construtora da nova capital de Minas Gerais, presidente do Conselho Deliberativo Municipal e diretor de todos os hospitais que ele fundou. Sua chácara, a Casa de Saúde Santa Clara, local onde hoje é o Hospital Lifecenter, foi o centro de acolhimento de pessoas que vinham sem recurso para a cidade.

Para Carlos Eduardo Ferreira, neto de Cícero Ferreira formado em Medicina pela UFMG, a motivação para produzir o livro foi mostrar a obra e a capacidade de empreendedorismo do médico. “Ele conseguia enxergar à frente dos outros. Foi prefeito de Belo Horizonte, e várias das coisas que foram implantadas aqui, principalmente na área sanitária, são frutos do trabalho dele. Esse trabalho é pouco conhecido e pouco divulgado, o que nos motivou a resgatar esses fatos, para mostrar a capacidade e a competência que ele tinha para aceitar desafios, enfrentá-los e resolvê-los”, concluiu.

*Redação: Raíssa César – estudante de jornalismo
Edição: Mariana Pires