Liga Acadêmica de Saúde da População Negra abre edital de vagas para seleção de novos membros

04 de abril de 2023 - , ,

A Liga Acadêmica de Saúde da População Negra (Laspon), da Faculdade de Medicina, está selecionando novos integrantes. As inscrições podem ser realizadas até 6 de abril e as atividades da Liga terão início dia 18 de abril.

Poderão participar da seleção estudantes de Medicina (1° ao 11° período), Biomedicina, Fonoaudiologia, Tecnologia em Radiologia, Gestão de Serviços de Saúde, Odontologia, Psicologia, Educação Física, Farmácia, Enfermagem, Terapia Ocupacional, Fisioterapia ou Nutrição de Instituições de Ensino Superior de Belo Horizonte, que tenham cursado ou estejam cursando do 1° ao último ano de formação.

A seleção oferece 40 vagas, sendo 22, obrigatoriamente, para alunos de Medicina da UFMG. Dentre as outras, 25 serão destinadas a alunos autodeclarados negros (pretos e pardos) independente da instituição de origem e duas a alunos indígenas.

Além das reservas étnico-raciais, oito vagas da Liga serão destinadas a ações afirmativas (PCD, Renda, Escola Pública) independente da autodeclaração racial. As vagas dispostas para autodeclaração/ações afirmativas/indígenas poderão ser remanejadas entre os outros grupos caso não sejam preenchidas.

Os novos membros serão selecionados por meio da produção de um texto com o tema “Ausência de consciência racial no Brasil: consequências e possibilidades para superação”.

Junto com a lista de convocados, será divulgada a lista de espera de 10 candidatos, desde que esses possuam aproveitamento mínimo na avaliação do texto enviado.

Clique aqui para se inscrever.

Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail lasponufmg@gmail.com ou Instagram da Liga @laspon_ufmg.

A Laspon tem como fundamento a promoção da saúde da população negra de forma integral, com a formação de acadêmicos capazes de identificar e combater a perpetuação do racismo no fornecimento de saúde.