Acesso interno

Live com aula de dança, DJ e drag queen celebra um ano de projeto PrEP 15-19

Projeto que pesquisa prevenção ao HIV/aids em jovens da região metropolitana de Belo Horizonte promove o evento.


16 de setembro de 2020 - , , , ,


Historicamente estigmatizada, a comunidade LGBTQIA+ sofre com a marginalização, homofobia e transfobia, potencializadas durante a pandemia com o isolamento social e a dispersão desse público. Para tentar restabelecer essa conexão, o projeto PrEP 15-19 Minas aproveita seu aniversário de um ano para promover a primeira “Ferveção Virtual”, evento de socialização entre jovens dessa comunidade. Seguindo os protocolos sanitários, a ação será online, neste sábado (19 de setembro), das 15h às 18h30, via Zoom e transmissão pelo Facebook.

A ação cultural terá música, oficina de dança e de “montação” (processo de aplicar maquiagem e roupas para assumir a persona Drag Queen) e sorteio de brindes. As organizadoras explicam que o objetivo é celebrar políticas públicas direcionadas às pessoas da comunidade LGBTQIA+ e o direito delas existirem e estarem vivas, mas o evento é aberto à sociedade em geral. “O evento surge como processo de vinculação, para que possamos nos aproximar desses jovens e criar um diálogo com os participantes e entre eles”, destaca a educadora parceira do projeto e uma das organizadoras, Jô Arllen.

O projeto PrEP 15-19 é uma pesquisa que avalia o uso da Profilaxia Pré-exposição ao HIV (PrEP) entre jovens de 15 a 19 anos, que se identificam como gays, homens que transam com homens, mulheres trans e travestis. Acompanhe pelas redes sociais: Facebook e Instagram.

Clique na imagem para ampliar. Imagem: Comunicação PrEP 15-19 Minas

Comemorando seu primeiro ano de existência, a expectativa da equipe da PrEP 15-19 é que o projeto se fortaleça e consiga reunir mais pessoas. Muitos dos participantes da pesquisa sofrem com segregação e violências em casa e, por isso, o intuito é também “levar um pouco de afeto, de carinho e de proximidade para esses jovens”, como comenta Jô Arllen.

Durante o evento, haverá sorteio de brindes para quem estiver na sala da plataforma Zoom. Os ingressos para a plataforma são gratuitos e estão disponíveis no Sympla. Quem não puder estar na sala, que tem limite de participantes, pode acompanhar ao vivo pelo Facebook.

PrEP 15-19

O projeto PrEP 15-19 é uma pesquisa que avalia o uso da PrEP como parte da chamada prevenção combinada, através do uso diário de dois antirretrovirais associados em um único comprimido (tenofovir+emtricitabina) entre jovens de 15 a 19 anos que se identificam como gays, homens que transam com homens, mulheres trans e travestis.

Esse é um estudo multicêntrico nacional realizado pela UFMG, USP e UFBA e com financiamento da OMS/Unitaid e Ministério da Saúde. Em Belo Horizonte, as atividades ocorrem principalmente no Centro de Referência da Juventude (CRJ), em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte.

Ferveção Virtual – Um ano de PrEP 15-19 em Belo Horizonte
Quando: 19 de setembro, das 15h às 18h30
Onde: Zoom (ingressos pelo Sympla) e transmissão pelo Facebook
Atrações: Show de DJ Grabs (residente @bsurda), oficina de dança do artista mineiro Glaucio Oliveira (Centro Cultural Arte em Movimento) e oficina de montação com Rainha Nickary Aycker (artista drag queen dos Coletivos Academia Transliteraria e Toda Deseo)