Madame Curie e acervo histórico na Primavera de Museus


18 de setembro de 2017


*Matéria republicada

O Centro de Memória da Faculdade de Medicina da UFMG (Cememor) participa, da 11ª Primavera de Museus, que vai até 2 de outubro, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

A exposição digital sobre “150 anos de Mme. Curie” pode ser visitada no espaço do Corredor da Memória, no térreo da Faculdade de Medicina da UFMG. São expostas imagens do acervo, da sua visita ao Instituto de Radium de Bello Horizonte, em 1926, cópia das anotações da palestra que ministrou na ocasião, placas, documentário sobre a vida da cientista, dentre outros.

Marie Curie foi a primeira mulher a ganhar o prêmio Nobel, em 1903. Junto ao seu marido, o professor de física Pierre Curie, ela estudou radioatividade e suas aplicações terapêuticas, e descobriu o Rádio e o Polônio. Em 1911, ganhou um segundo prêmio Nobel.

Espaço do Conhecimento
De 18 a 24 de setembro o Espaço do Conhecimento da UFMG exibe, em sua fachada, o vídeo “Centro de Memória da Faculdade de Medicina da UFMG e seu acervo científico Universitário”, também parte da programação da 11ª Primavera de Museus.

O Espaço do Conhecimento UFMG fica na Praça da Liberdade, 700, no bairro Funcionários em Belo Horizonte.

Primavera de Museus
Neste ano a Primavera de Museus tem o tema “Museus e suas memórias”. Mais de 900 museus de todo o país oferecem ao público 2.500 atividades especiais, como visitas mediadas, palestras, oficinas, exibição de filmes e outros.

Acesse a página do Ibram.