Mantendo a constância nas atividades físicas

Metas de ano novo frequentemente envolvem abandonar o sedentarismo. Especialista dá dicas de como não abandonar a prática no decorrer do ano.


02 de fevereiro de 2026 - , ,


“De fato, o maior desafio da atividade física não é começar, é continuar”, afirma a professora do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da UFMG e convidada do Saúde com Ciência, Milena Marcolino.

As metas de ano novo frequentemente envolvem abandonar o sedentarismo e começar a praticar atividades físicas. No entanto, também com frequência, muitas pessoas acabam deixando a prática de lado com o passar dos meses, caindo num ciclo vicioso.

A primeira solução que pode ajudar a tornar o exercício uma constante da rotina, segundo a professora Milena, é a escolha de uma atividade física que seja prazerosa. “Nem todo mundo gosta de corrida, por exemplo. E nem todo mundo pode começar praticando uma corrida. Então, a primeira coisa é pensar o que você gosta. É uma dança? É uma caminhada? Bicicleta? Yoga?”, pontua.

A segunda, ainda de acordo com ela, é estabelecer metas realistas. Se você está, por exemplo, começando agora com as caminhadas, não é realista estabelecer uma meta de estar fazendo uma corrida de cinco quilômetros dentro de um mês.

“Isso é até perigoso, não é? Então eu vou estabelecer metas mais próximas, talvez mensais, e alcançáveis, para que daí eu consiga me manter motivado. Porque se eu estabeleço uma meta muito difícil, primeiro pode ser perigoso porque vou querer aumentar a intensidade muito rápido. E segundo eu não vou ser capaz de cumprir, vou ficar desmotivado, vou me frustrar. Então, esse é um ponto importante: que essas metas pequenas e alcançáveis geram uma sensação de sucesso”.

Professora Milena Marcolino

Outro ponto relevante para a professora é evitar a comparação com outras pessoas. “Cada um tem sua história e sua capacidade física. Então você vai se comparar com você mesmo. ‘Como eu estava na semana passada? E agora, que já fiz caminhada três vezes na semana passada, como estou essa semana? Como vou estar na semana que vem’”, segue Milena.

A professora afirma também que inserir a atividade física em sua agenda semanal pode contribuir para a frequência e adaptação da rotina. Ao se programar com antecedência, agendando dias e horários inegociáveis para a prática evita que arrumemos desculpas e criemos precedente para pular os exercícios ao escolher outras atividades.

“O apoio social também pode ajudar. Caminhe com um amigo, algum familiar, ou participe de alguma atividade física em grupo. Isso tem efeitos comprovados de aumentar a adesão e a motivação”, frisa a professora.

Ouça o podcast na íntegra:

Saúde com Ciência

No programa de rádio Saúde com Ciência desta semana, conversamos sobre as metas de ano novo para abandonar o sedentarismo e começar a praticar atividades físicas regulares. Explicamos os benefícios do exercício para a saúde física e mental e indicamos as atividades e metas mais adequadas para os iniciantes. Além disso, diferenciamos os exercícios aeróbicos e de fortalecimento muscular, além de abordar a prevenção de lesões.

O Saúde com Ciência é produzido pelo Centro de Comunicação Social da Faculdade de Medicina da UFMG e tem a proposta de informar e tirar dúvidas da população sobre temas da saúde. Ouça na Rádio UFMG Educativa (104,5 FM) de segunda a quinta-feira, às 7h15, no programa Bom Dia UFMG. Também é possível ouvir o programa pelas principais plataformas de podcasts.