Manual da UFMG esclarece dúvidas sobre a Formação em Extensão Universitária

Material pode ser acessado por qualquer interessado, como estudantes e professores.

30 de janeiro de 2023 - , ,

A UFMG disponibiliza à comunidade o manual com perguntas e respostas sobre a Formação em Extensão Universitária (FEU). O material esclarece as principais dúvidas dos colegiados dos cursos e de seus Núcleos Docentes Estruturantes (NDEs) a respeito de como funcionará, na prática, a integralização da extensão ao currículo dos cursos de graduação.

A  partir do primeiro semestre letivo de 2023, no mínimo 10% da carga horária do currículo dos cursos de graduação deverá ser integralizado na forma de atividades de extensão. A regra foi estabelecida pelo Plano Nacional de Educação (PNE) e o Conselho Nacional de Educação.

Na UFMG, ela foi normatizada por meio de resolução própria e denominada Formação em Extensão Universitária (FEU).

Ressalta-se que essa integralização mínima só é obrigatória para os estudantes que ingressarem a partir do primeiro período letivo de 2023; aqueles com entrada anterior (isto é, até o segundo período letivo de 2022) seguirão normalmente com seus currículos até o fim dos cursos.

Atividade de extensão no Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG | Arquivo: MHNJB.

Entre outras coisas, o manual explica que, para a integralização dos créditos de extensão, podem ser utilizadas atividades – de programas, projetos, prestação de serviços, cursos e eventos de extensão – aprovadas pelas normas vigentes e registradas no Sistema de Informação da Extensão (SiEX) da UFMG.

O manual informa também que a nova formação não implica aumento da carga horária total dos cursos, com relação ao valor mínimo previsto pelas Diretrizes Curriculares Nacionais de referência; ao contrário, os currículos de cada curso devem ser adaptados, de forma que se possa destinar, dentro da carga horária total já estabelecida, um mínimo de 10% para as atividades de extensão.

Comissão

O manual foi elaborado pela Comissão Responsável pelo Acompanhamento da Implementação da Formação em Extensão Universitária na UFMG.

Criada em dezembro de 2019, a comissão é formada por seis servidores docentes e técnico-administrativos em educação: um da Câmara de Extensão da Pró-reitoria de Extensão (Proex), dois da Diretoria de Apoio à Gestão da Extensão (Dage) da Proex, um da Diretoria Acadêmica da Pró-reitoria de Graduação (Prograd) e dois da Câmara de Graduação da Prograd.

Essa comissão atende colegiados de cursos de graduação e Núcleos Docentes Estruturantes para esclarecer dúvidas sobre a implementação da Formação em Extensão Universitária na UFMG. O agendamento para atendimento pode ser solicitado por meio deste formulário.

Pró-Reitoria de Extensão da UFMG