Manuelzão lança livro que analisa sua trajetória
20 de junho de 2008
“Só não existe remédio é para a sede do peixe.”
Guimarães Rosa
Após dez anos de história em favor da revitalização do Rio das Velhas, o Projeto Manuelzão, da Faculdade de Medicina da UFMG, lança livro com sua trajetória.
Projeto Manuelzão: A história da mobilização que começou em torno de um rio, “é resultado de um trabalho de pesquisa e documentação, produzido por pessoas que fizeram parte do Projeto ao longo de sua história”, garantem seus organizadores.
A obra faz reflexão da atuação do projeto na bacia do Velhas, com textos sobre ações relativas à pesquisa, mobilização social, educação ambiental, entre outros, além de uma avaliação crítica sobre as políticas públicas e propostas para o futuro.
Lançamento
O lançamento do livro na UFMG será no dia 27 de junho, sexta-feira, às 19h, no Salão Nobre da Faculdade de Medicina, com evento restrito a convidados, em homenagem aos que fizeram parte do Projeto.
Logo na abertura, será exibido o documentário “Caminho das Águas – uma viagem pelo Rio das Velhas a partir das previsões de Richard Burton/1867”, de Rodrigo Campos.
Na ocasião também será lançado o livro infanto-juvenil “Pedro e o Velho Chico”, que conta a história de um menino que, a partir de um pesadelo, busca encontrar uma solução para o problema da água, da autora Evelyn Zayden. Além disso, haverá sessão de autógrafos e coquetel.
O livro será distribuído gratuitamente para instituições de ensino superior e bibliotecas públicas das bacias do Velhas e do São Francisco, além dos Núcleos Manuelzão, subcomitês de bacia e outros parceiros do Projeto. Receberão a publicação também algumas escolas públicas de ensino fundamental e médio.
Mais informações: (31) 3409 9818 ou manuelzao@manuelzao.ufmg.br
Redação: Humberto Santos – Jornalista
Foto: Primeiros integrantes e apoiadores do Projeto, em 1997 –
Marcus Vinicius Santos – Jornalista