Manuelzão promove Grito pelos rios e montanhas de Minas
17 de março de 2015
A manifestação popular será no dia 22, no Parque Municipal Américo Renné Giannetti a partir das 9h, em evento de alerta pela preservação das águas e montanhas de Minas
O Brasil vive uma grave crise hídrica que se acentua com a falta de gestão e políticas públicas. A situação é de crescente incerteza frente aos cenários climáticos, pois, não existem dados para afirmar que o ciclo de estiagem esteja acabando, o que leva os especialistas a alertarem a população que a seca pode continuar e até se intensificar ao longo deste ano.
À medida que o pior cenário vai se concretizando, aumenta a necessidade de informação responsável e liderança política para enfrentar a crise. Com uma sociedade cada dia mais sensível ao tema, é inaceitável que os diversos níveis de governo e os vários setores econômicos ainda não tenham se unido para elaborar um abrangente Plano de Emergência a fim de mitigar os efeitos da crise e garantir o abastecimento de água para consumo humano durante a estiagem de 2015, que começa em março/abril.
Nestas circunstâncias e preocupados com a real situação da crise no país, o Projeto Manuelzão, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas e o Coletivo Santo Antônio, em parceria com várias entidades e órgãos promoverão no dia 22 de março – Dia Mundial da Água – no Parque Municipal Américo Renné Gianetti, no centro da capital, a partir das 9 horas, várias atividades de conscientização pública a respeito desse recurso essencial à vida.
O evento “Grito pelos rios e montanhas de Minas” acontecerá de 9h a 15h e contará com várias atividades de conscientização que serão realizadas durante todo o dia. Entre elas, shows com os grupos: Samba 5 e Bate Boca, oficinas de educação ambiental, distribuição de mudas de árvores nativas, exposição de fotografias dos rios de Minas, contação de história e exposição de projetos relacionados a água desenvolvidos pelas instituições presentes. Haverá também uma “bicicletada”, que sairá do Parque das Águas seguindo até o Parque Municipal, no trajeto serão mostrados os aspectos de poluição e abandono do Ribeirão Arrudas. Ao meio dia, os presentes darão um “abraço simbólico” em uma das lagoas do Parque.
Além deste evento, o Projeto Manuelzão e o CBH Rio das Velhas também prepararam outras atividades para os dias 24 e 25 de março. No dia 24 de março, acontecerá a Audiência Pública “A Política e a Gestão das Águas no município de Belo Horizonte e sua interface com o Consumidor”, na Câmara Municipal de Belo Horizonte, às 13h30. O objetivo é discutir a aprovação dos projetos de lei relacionados à gestão de recursos hídricos e preservação de bacias hidrográficas. Já no dia 25, será realizada no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-MG), às 9h, a83ª Plenária do CBH Rio das Velhas. O objetivo é aprovar o Plano Diretor de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas. Essa reunião será aberta ao público, na qual são esperados representantes do governo, usuários da água, componentes do Comitê, além da sociedade civil.
Para o presidente do CBH Rio das Velhas, Marcus Vinícius Polignano, a crise atual é preocupante e um ato em favor da água é uma oportunidade de fazer com que a população perceba a importância de se preservar o meio ambiente. “Acreditamos que uma crise de grandes proporções como a que estamos vivendo cria possibilidades para profundas mudanças de paradigma na gestão da água a partir de três princípios básicos: a água é um direito humano e não pode ser tratada como mercadoria, todos os governos têm responsabilidade sobre a água e prestam um serviço à população e os planejamentos hídricos devem necessariamente considerar a recuperação e recomposição dos mananciais e das atuais fontes de água”, declarou.
Programação completa
22 de março – Dia Mundial da Água
Local: Parque Municipal, entrada pela Avenida Afonso Pena, de 9h às 15h.
– Grupo de chorinho do SESC-MG (10h30 às 12h); Grupo de samba do SESC-MG (13h30 às 15h); Unidade Móvel de Educação Ambiental; Exposição do “Mapa de águas da RMBH” com informações relacionadas à água; Oficinas de educação ambiental; Atividades lúdicas; Intervenções artísticas; Exposição de fotografias; Contação de histórias; Distribuição de mudas de árvores nativas; Cortejo de bicicletas; Grupo de percussão; Arrastão de maracatu.
Parceiros e participantes deste evento: COPASA, SESC MG, Fundação de Parques Municipais, UEMG – Universidade do Estado de Minas Gerais, Primatas da Montanha (Primo), ONG Verde – Projetos Socioambientais com Energias Limpas e Renováveis, Piseagrama, Ponto de Leitura, Projeto Boi Rosado Ambiental, Maracatu Trovão das Minas, Movimento pela Serra do Gandarela, Instituto Undió e o Coletivo Barco.
24 de março – Terça
Local: Câmara Municipal de Belo Horizonte, às 13h30.
Audiência Pública “A Política e a Gestão das Águas no município de Belo Horizonte e sua interface com o Consumidor”, para discutir a aprovação dos projetos de lei relacionados à gestão de recursos hídricos e preservação de bacias hidrográficas.
25 de março – Quarta
Local: Auditório do CREA-MG, em Belo Horizonte, às 9h.
83ª Plenária do CBH Rio das Velhas, com o objetivo de aprovar o Plano Diretor de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas. Reunião aberta ao público, na qual são esperados representantes do governo, usuários da água, componentes do Comitê, além da sociedade como um todo.
Mais informações: Projeto Manuelzão – 3409 9818