Márcio Nehemy é o perfil deste mês no Projeto Pesquisadores
Conheça a história do professor Titular do Departamento de Oftalmologia e Otorrinolaringologia.
07 de dezembro de 2017
O “Projeto Pesquisadores” de dezembro apresenta a história de vida e as principais pesquisas do professor titular do Departamento de Oftalmologia e Otorrinolaringologia da Faculdade de Medicina da UFMG, Márcio Nehemy.
Natural de Guaxupé-MG, o professor lembra que, na infância, chamou sua atenção a falta de sofisticação tecnológica em que atuavam os médicos da sua cidade natal. Uma história que o inspirou, já que o professor é reconhecido com prêmios e títulos pelas pesquisas e descobertas de novas técnicas, procurando torná-las cada vez mais simples e eficazes, tanto em cirurgias como em outros tratamentos para problemas oftalmológicos.
A Degeneração Macular Relacionada à Idade (DRMI) é o tema principal das pesquisas destacadas pelo professor. O fato de a doença afetar indivíduos acima de 50 anos faz com que o tema seja uma preocupação atual, uma vez que, com o aumento da longevidade da população, haverá um número cada vez maior de pacientes com a DMRI.
A complexidade da doença motivou o professor a descobrir sobre os polimorfismos genéticos associados, a prevalência dos diferentes subtipos da DRMI neovascular no Brasil, além da diferenciação dos tratamentos. Ele se orgulha dessas produções, que são citadas em eventos específicos da área em diferentes países.
Confira a história de Márcio Nehemy em www.medicina.ufmg.br/projetopesquisadores.
O Projeto
Com o objetivo de valorizar a produção científica da Faculdade de Medicina da UFMG, o Centro de Pesquisa (CPq) e o Centro de Comunicação Social (CCS) produzem o “Projeto Pesquisadores”.
O projeto traz a cada mês, por meio de áudio e vídeo, a história de vida e o percurso na ciência de um pesquisador reconhecido pelos seus pares na UFMG, no Brasil e no exterior, com participação nos programas de pós-graduação da Faculdade de Medicina da UFMG.