Matéria sobre pesquisa ganha prêmio de Jornalismo Científico do Mercosul


06 de junho de 2018


Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia do Paraguai premia texto escrito por jornalista do Centro de Comunicação Social da Faculdade de Medicina da UFMG

Raíssa César*

Matéria de divulgação de Dissertação de Mestrado, publicada no site da Faculdade de Medicina da UFMG, ganhou premiação na 2º edição do Prêmio de Jornalismo Científico do Mercosul. Escrita pelo jornalista Ives Teixeira Souza, em agosto de 2017,  o texto discorre sobre o projeto de envio de mensagens de texto para estimular hábitos saudáveis e contribuir na redução do Índice de Massa Corporal.

Intitulada “Mensagens de texto auxiliam pacientes obesos e com sobrepeso”, a matéria apresenta os métodos e os resultados da dissertação da fisioterapeuta Lorenn Gusmão. Segundo ela, para 93,3% dos pesquisados, a intervenção auxiliou na mudança de hábitos de vida, e, para 89%, houve melhora na alimentação. Além disso, o texto também comenta sobre obesidade e suas consequências.

Ives Teixeira, então estagiário de jornalismo no Centro de Comunicação Social da Faculdade de Medicina da UFMG, obteve o segundo lugar na categoria Escrita, modalidade Júnior, da 2ª edição do prêmio organizado pelo Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia do Paraguai.

Leia também: Mensagens de texto auxiliam pacientes obesos e com sobrepeso

*Redação: Raíssa César – estudante de jornalismo
Edição: Mariana Pires