MEC abre 2,2 mil vagas em programa de permanência para indígenas e quilombolas

Inscrições devem ser efetuadas a partir de sábado, dia 3; número de bolsas destinado a estudantes da UFMG ainda não está definido.

30 de maio de 2023 - , , ,

Apresentação da comunidade quilombola de Buriti do Meio, em São Francisco, no Norte de Minas: programa está aberto a propostas criativas sobre diferentes realidades e estruturas de desigualdade
Apresentação da comunidade quilombola de Buriti do Meio, em São Francisco, no Norte de MinasFoto: Amanda Lelis / UFMG

O Ministério da Educação (MEC) está ofertando 2.278 novas vagas em seu Programa de Bolsa Permanência (PBP) para estudantes de graduação indígenas e quilombolas. O Sistema de Gestão da Bolsa Permanência (SISBP) estará aberto de 3 a 30 de junho para que os estudantes possam se candidatar às bolsas.

O estudante que já se inscreveu anteriormente no PBP não precisa se recadastrar. Segundo a Pró-reitoria de Assuntos Estudantis da UFMG, a bolsa terá o valor mensal de R$ 1.400.

Publicada no início de maio, a Portaria 9, do Ministério da Educação (MEC), estabelece os termos da nova oferta de bolsas do PBP. Segundo a portaria, essas novas bolsas serão destinadas prioritariamente a discentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) não contempladas nos processos de concessão de bolsas realizados em 2022 e para as Ifes que apresentarem maior demanda de bolsistas cadastrados.

Saiba mais no site da UFMG.

Centro de Comunicação da UFMG