MEC divulga resultado da chamada regular do Sisu 2022

A classificação dos candidatos para as vagas da UFMG será publicada na próxima quinta-feira, dia 24.

22 de fevereiro de 2022 - , , , ,

A página Sisu UFMG estão todas as informações sobre o processo seletivo
A página Sisu UFMG contém todas as informações sobre o processo seletivoGabriel Araújo | UFMG

O Ministério da Educação divulgou nesta terça-feira, 22, o resultado da chamada regular da primeira edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2022. Na próxima quinta-feira, 24, os candidatos que disputam uma das 6.309 vagas em 79 cursos de graduação ofertados pela UFMG, nos campi de Belo Horizonte e Montes Claros, poderão conferir a lista dos classificados na página Sisu UFMG

No período de 24 de fevereiro até 8 de março, todos os candidatos aprovados na chamada regular, com entrada tanto para o primeiro quanto para o segundo período letivos de 2022, deverão fazer o registro acadêmico online com upload dos documentos obrigatórios na página Sisu UFMG. Esse é um procedimento obrigatório para garantia da vaga na Universidade, com posterior apresentação dos documentos originais para efetivação da matrícula nas atividades acadêmicas curriculares, conforme cronograma que será definido pelo Departamento de Registo e Controle Acadêmico (DRCA).

Heteroidentificação e validação

Os candidatos que concorreram em uma das modalidades de vagas para pessoas autodeclaradas negras ou com deficiência deverão comparecer presencialmente, de 15 a 22 de março, às bancas obrigatórias de heteroidentificação e de verificação e validação de sua condição. O atendimento para os candidatos que ingressarão no primeiro período letivo será realizado conforme escala que será divulgada pelo Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA) na página Sisu UFMG. Conforme previsto no item 7.3.2 do Edital, “o  candidato que, em razão da pandemia de Covid-19, não puder comparecer ao procedimento de heteroidentificação complementar à autodeclaração, deverá se submeter, inadiavelmente, à Banca Examinadora que ocorrerá no próximo período letivo para o qual esteja previsto o ingresso de novos estudantes na mesma opção de curso para o qual foi classificado”.

Saiba mais sobre o processo de heteroidentificação neste vídeo produzido pela TV UFMG.

Lista de espera

Caso o candidato não tenha sido selecionado na chamada regular do Sisu, em nenhuma de suas opções, passa a ser considerado apto a manifestar interesse em participar da lista de espera para a primeira ou a segunda opção de curso para a qual se inscreveu. O candidato deve manifestar seu interesse por meio de seu boletim, disponível no site do Ministério da Educação, até o dia 8 de março.

A diretora do DRCA, Mara Inez Corrêa de Souza Pires, recomenda que os candidatos fiquem atentos à página Sisu UFMG, onde também serão divulgadas as convocações de lista de espera e de antecipação de entrada, a partir do dia 16 de março.

Confirmação de interesse

Após a primeira convocação de candidatos classificados na lista de espera, todos os candidatos classificados e relacionados na lista que ainda não tiverem sido convocados para registro acadêmico e matrícula, independentemente de sua classificação, deverão confirmar seu interesse em continuar aguardando por uma vaga. A confirmação deverá ser realizada na página Sisu UFMG, do dia 16 de março de 2022 até as 23h59 (horário de Brasília), de 21 de março de 2022, ou será considerado desistente e não será convocado para ocupar vaga prevista, conforme edital.

Centro de Comunicação da UFMG