MedCine apresenta filme sobre a psiquiatra Nise da Silveira
17 de outubro de 2018
Quem foi Nise da Silveira, que revolucionou a psiquiatria no país? A médica alagoana, que lutou contra os modelos de manicômios, tem a sua história contada no longa “Nise – O Coração da Loucura”, em cartaz no MedCine de outubro. A obra brasileira, dirigida por Roberto Berliner, será exibida no dia 31 deste mês, quarta-feira, às 18h15, na sala Amílcar Vianna, no térreo da Faculdade de Medicina da UFMG. A entrada é gratuita e a sessão é aberta ao público.
O psiquiatra e professor do Departamento de Medicina Preventiva e Social da Faculdade, Helian Nunes de Oliveira, é o convidado desta edição para comentar o filme. O drama “Nise – O coração da Loucura” é baseado num momento da vida da médica Nise da Silveira, interpretada pela atriz Glória Pires.
Ao sair da prisão, em 1950, Nise volta aos trabalhos em um hospital psiquiátrico no subúrbio do Rio de Janeiro. No entanto, Nise se recusa a seguir tendências locais no tratamento de pessoas com esquizofrenia. Subjugada e isolada pelos colegas médicos, ela assume o setor de Terapia Ocupacional, onde dá início à uma revolução regida por amor, arte e loucura.
MedCine
As sessões do MedCine são realizadas mensalmente, gratuitas e abertas ao público interessado. O projeto é uma realização do Núcleo de Apoio Psicopedagógico aos Estudantes da Faculdade de Medicina da UFMG (Napem), com apoio do Diretório Acadêmico Alfredo Balena (DAAB) e do Centro de Comunicação Social (CCS) da Faculdade de Medicina da UFMG.