MedCine de abril exibe Morte em Veneza

15 de abril de 2013

O MedCine de abril terá o longa-metragem “Morte em Veneza” como atração. O filme produzido em 1971, sob direção do italiano Luchino Visconti, traz a história adaptada do romance de mesmo nome, de Thomas Mann. A exibição, gratuita e aberta ao público, será na quarta-feira, dia 24, às 18 horas, na sala Amílcar Viana (34, ou 62 pela nova numeração) da Faculdade de Medicinada UFMG.

O drama se passa no início do século XX, época em que a cólera asiática que começa a chegar à Europa. Nesse cenário, um compositor austríaco de meia-idade se muda para Veneza, em busca de descanso. Porém, ao chegar, ele desenvolve uma paixão por um adolescente de extrema beleza.

A sessão terá como convidado o professor emérito da UFMG, Roberto Assis Ferreira, aposentado pelo departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFMG. O professor, que também é psicanalista e foi coordenador do Núcleo de Apoio Psicopedagógico aos Estudantes da Faculdade de Medicina (Napem), debaterá o filme com foco nos temas: beleza, envelhecimento, identificação de sujeito e o mito de Narciso, tudo com uma abordagem voltada para a psicologia do indivíduo.

As sessões do MedCine ocorrem sempre na última quarta-feira de cada mês.  O projeto é uma realização do Núcleo de Apoio Psicopedagógico aos Estudantes da Faculdade de Medicina (Napem), com apoio do Diretório Acadêmico Alfredo Balena (DAAB) e da Assessoria de Comunicação Social (ACS) da Faculdade de Medicina da UFMG.

(Atualizada m 15/05/2013, às 9h50)