MedCine de agosto trata de Jornada da Alma


16 de agosto de 2007


“Jornada da Alma” é o título do filme que será exibido dia 22, às 18 horas, na sala 34 da Faculdade de Medicina da UFMG. A sessão de cinema comentado integra MedCine, programa cultural e pedagógico promovido pelo Napem.

O filme conta a estória de Sabina Spielrein, adolescente que, em 1905, se apaixona por seu psiquiatra, ninguém menos que Gustav Jung, quando ele ainda era discípulo de Freud. Sofrendo de histeria, Sabina viria a ser uma das primeiras pacientes submetidas à nova técnica que hoje conhecemos como associação livre.

Para o jovem Jung, portanto, a cura desta paciente implicava não apenas em seu reconhecimento profissional, mas também na possibilidade de superar os tão desumanos tratamentos a que eram submetidos os pacientes psiquiátricos.

Depois de receber alta, anos mais tarde, Sabina volta à Rússia e se torna também psicanalista. Monta a primeira creche que usa noções de psicanálise para crianças. O filme mostra o resgate de sua trajetória por dois pesquisadores.

Dia-a-dia do estudante

De acordo com os organizadores do projeto, MedCine tem como objetivo abordar questões do dia-a-dia do estudante da área da saúde e promover seu bem-estar por meio da arte.

O projeto apóia o fortalecimento cultural das pessoas e sempre, após a exibição, há um debate sobre assuntos ligados ao tema proposto.

O professor Roberto Assis Ferreira, psicanalista e coordenador do Napem, é o coordenador dos debates deste mês, que pretendem colocar em questão os aspectos éticos da relação médico-paciente que o filme desperta.

A Faculdade de Medicina fica na avenida Alfredo Balena, 190, Santa Efigênia – Belo Horizonte. A entrada é franca e o evento aberto ao público em geral.

Assessoria de Comunicação Social da Faculdade de Medicina da UFMG
Redação: Anderson Siqueira – Estudante de Jornalismo
divulga@medicina.ufmg.br – (31) 3248 9651