MedCine realiza sessões extras em junho
27 de maio de 2015
Projeto completa 10 anos e apresenta uma programação especial em parceria com a Associação Latino-Americana de Suicidologia
Além da tradicional edição na última quarta-feira do mês, serão realizadas duas sessões extras, nos dia 9 e 10 de junho, gratuitas e abertas ao público em geral.
As atividades integram programação pré-Simpósio Latino Americano de Prevenção ao Suicídio, evento presidido pelo professor do Departamento de Saúde Mental da Faculdade de Medicina da UFMG, Humberto Correa, que acontece de 11 a 13 de junho na Associação Médica da Minas Gerais.
Cada edição especial do MedCine será seguida de debate conduzido por um professor da Faculdade de Medicina e um convidado do Simpósio.
Réquiem para um Sonho
No dia 9 de junho será exibido o filme “Réquiem para um Sonho” (Requiem for a Dream, 2000), do diretor Darren Aronofsky, às 18h15, no auditório do Centro de Tecnologia em Saúde da Faculdade de Medica (Cetes), no 6º andar da Unidade. O longa conta a história de quatro jovens, sonhadores, que se envolvem com drogas pesadas. Paralelamente, a mãe de um deles, viciada em TV, decide emagrecer usando anfetaminas para participar de um programa de auditório. Com o passar do tempo, o vício toma o lugar dos sonhos e expectativas dos personagens.
Após a exibição, a professora do Departamento de Saúde Mental da Faculdade de Medicina da UFMG, Tatiana Mourão, e o psiquiatra cubano e fundador da Seção de Suicidiologia de la Associação Mundial de Psiquiatria, Sergio Pérez-Barrero conduzirão o debate sobre o filme.
Elena
O filme “Elena”, da diretora brasileira Petra Costa, será a atração da edição do dia 10 de junho, que acontece às 18h15, na sala Almicar Viana, 62, térreo da Faculdade de Medicina. Os debatedores convidados são o professor do Departamento de Saúde Mental da Faculdade, José Carlos Cavalheiro da Silveira, e a psiquiatra e diretora da ONG Último Recurso (Montevideu), Silvia Peláez, presidente da Asociación de Suicidología de Latinoaméricana y el Caribe-ASULAC e diretora da ONG Último Recurso, em Montevideu, entidade pioneira na prevenção do suicídio.
O documentário é baseado na vida da atriz Elena Costa, que quando jovem viajou para Nova York em busca de seu sonho, deixando para trás a irmã Petra. Duas décadas mais tarde, Petra também se torna atriz e viaja em busca da irmã, seguindo poucas pistas, fitas de vídeo, diários e recortes de jornais. Aos poucos os traços das duas começam a se confundir.