MedCine Virtual discute drama mineiro sobre Agentes de Combate a Endemias

Suspenso desde março por causa da pandemia de covid-19, evento retorna com experiência de debate online.

22 de outubro de 2020 - , ,

Em caráter experimental, o projeto MedCine, do Núcleo de Apoio Psicopedagógico aos Estudantes da Faculdade de Medicina da UFMG (Napem), realizará uma sessão virtual no mês de outubro. O evento ocorrerá no dia 28, às 19h30, através da plataforma Zoom. Os interessados em participar do debate podem se inscrever até as 18h do dia 28 através de formulário.

Para a sessão, que visa observar a viabilidade de continuação do MedCine em formato virtual, foi selecionado o longa mineiro Temporada, de André Novais Oliveira, lançado em 2018. O drama pode ser assistido em plataformas como Netflix e YouTube, e não será exibido durante a sessão do MedCine.

Temporada acompanha a mudança de Juliana de Itaúna para a periferia de Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte. Entre o novo emprego no combate endêmico e as dificuldades no relacionamento com o marido, ela vive situações que começam a mudar sua vida. Em 2018, o longa recebeu cinco prêmios no Festival de Cinema de Brasília, sendo eles os de Melhor Filme, Melhor Atriz (Grace Passô), Melhor Ator Coadjuvante (Russão), Melhor Fotografia e Melhor Direção de Arte.

O debate será feito pela historiadora, professora e coordenadora do Centro de Memória da Escola de Enfermagem da UFMG, Rita de Cássia Marques, e o escritor, diretor e mestrando em Comunicação Social pela UFMG, Breno Henrique de Almeida Rocha. A mediação será do psiquiatra do Napem e idealizador do MedCine, Marco Túlio de Aquino.

De acordo com a professora do Departamento de Clínica Médica e coordenadora do Napem, Maria Mônica Freitas Ribeiro, a ideia desta sessão experimental é avaliar a possibilidade da continuidade do MedCine no contexto do isolamento social, com debates remotos. “Inicialmente tínhamos esperança do retorno presencial no segundo semestre, o que não foi possível e ainda se mostra distante”, explica a coordenadora.

MedCine

As sessões do MedCine são realizadas mensalmente, gratuitas e abertas ao público interessado. O projeto é uma realização do Núcleo de Apoio Psicopedagógico aos Estudantes da Faculdade de Medicina da UFMG (Napem), com apoio do Diretório Acadêmico Alfredo Balena (DAAB) e do Centro de Comunicação Social (CCS) da Faculdade de Medicina da UFMG.