Contemporaneidade é o primeiro tema das Conferências do Saber *

A palestra será realizada pelo professor aposentado João Gabriel Fonseca.

10 de março de 2020 - , ,

Esse evento foi adiado por tempo indeterminado.

No dia 27 de março acontecerá a primeira Conferência do Saber na Faculdade de Medicina da UFMG. O tema da palestra é “Medicina na Contemporaneidade“, e será realiza pelo professor João Gabriel Fonseca, no Salão Nobre, às 11h. O evento faz parte da comemoração dos 110 anos da Faculdade de Medicina.

O tema da primeira Conferência foi escolhido pela diretoria da Faculdade e é um marco nas comemorações do seu centésimo décimo ciclo. “É uma reflexão importante, pois vivemos uma grande transformação em uma rapidez enorme no que se refere ao excesso de informações e isso tem um impacto sobre a prática médica, seja positivo ou negativo”, explica o professor João Gabriel, sobre a importância do tema para a abertura do evento.

As Conferências do Saber vão promover palestras com expoentes da saúde, sendo que cada um dos 12 Departamento discutirá os temas mais atuais de sua área. As ações seguem durante o período letivo até o fim de 2021.

A programação completa dos 110 anos será publicada no site especial, que já está no ar e conta parte da história da Faculdade em imagens. Entre outras ações confirmadas estão apresentação de corais, confraternização entre profissionais e selo comemorativo.

Conferencista

João Gabriel Marques Fonseca, trabalhou por 41 anos como professor do Departamento de Clínica Médica antes de se aposentar, em 2016. Possui graduação pela Faculdade, onde também fez Mestrado em Infectologia e Medicina Tropical e Doutorado em Clínica Médica.

Como médico, atua nas áreas da promoção da saúde, prevenção do estresse e no campo da Medicina do músico. Além disso, dá aula na Escola de Música da UFMG e desenvolve estudos sistemáticos das relações da técnica de performance de instrumentos musicais com as doenças ocupacionais de músicos.

Medicina na Contemporaneidade
Conferencista: João Gabriel Fonseca