Medicina recebe primeira turma de futuros tecnólogos

04 de março de 2010

Cerca de 30 dos 40 alunos aprovados no vestibular para o novo curso de Tecnologia em Radiologia e Diagnóstico por Imagem receberam as boas vindas de professores, funcionários e estudantes da Faculdade de Medicina na noite de ontem, 3 de março.

Os estudantes, que comporão a primeira turma do novo curso, conheceram melhor a estrutura da Faculdade e características do curso.

Segundo o professor Carlos Simal, coordenador do curso, os novos estudantes devem participar ativamente do momento histórico.“Nós estamos criando um novo curso, orgulhosos como pai diante de um nascimento de um filho, e também conscientes da responsabilidade que temos”, afirmou.

Simal lembrou ainda que a qualidade do curso é responsabilidade também dos estudantes. “Nós, professores, e vocês, alunos, temos um curso para tornar realidade, mantendo a tradição da UFMG. Temos que fazer o melhor curso tecnólogo possível”.

Os estudantes receberam ainda as boas vindas do vice-diretor da Faculdade, professor Tarcizo Afonso Nunes, da professora Viviane Parisotto, sub-coordenadora do curso e do professor João Paulo Matushita, representando a chefia do Departamento de Propedêutica Complementar (PRO), do gerente administrativo Maurílio Elias e do coordenador da Assessoria de Comunicação Social Gilberto Boaventura.

O radiologista Luiz Arthur Ferreira apresentou palestra aos calouros contando a História da Radiologia.

A formação
O profissional graduado nesse curso tem formação humanística e é capaz de gerenciar equipamentos e métodos nas atividades de imagem, sendo mais abrangente que o de um técnico em radiologia, por exemplo. O curso se difere da formação acadêmica tradicional por dar ênfase à aplicação prática do conhecimento científico.

O tecnólogo estará habilitado a atender o avanço das novas tecnologias de manipulação e processamento da imagem nas áreas da saúde, nas indústrias de equipamentos e produtos médicos, entre outras atividades possíveis em outros campos. A presença destes profissionais é um ganho efetivo tanto para centros de saúde quanto para pacientes.

O curso

Os alunos da nova graduação irão cursar disciplinas teóricas e práticas diversas, com a infraestrutura da Faculdade de Medicina, de toda a rede do Hospital das Clínicas e do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG (ICB). A duração do curso de Tecnologia em Radiologia e Diagnóstico por Imagem será de quatro anos.

Mais informações:
Departamento de Propedêutica Complementar – 3409 9775