Médicos Sem Fronteiras ensinam como fazer parte da ONG


18 de outubro de 2007


Alunos e professores da Faculdade de Medicina da UFMG assistiram, na noite de terça-feira, 16, a palestra de três membros da ONG Médicos Sem Fronteira (MSF), organização humanitária internacional que leva cuidados de saúde quem mais precisa, independentemente de raça, política ou crenças, atualmente presente em mais de 77 países do mundo.

O evento, que integrou as comemorações da Semana do Médico na Faculdade de Medicina, lotou a sala 34 com estudantes, professores e interessados nas experiências vividas pelas palestrantes junto à ONG.

Abrindo a noite, Ana Cecília Moraes, recrutadora do MSF, apresentou ao publico a instituição e as atividades praticadas pela ONG. “Nossa organização trabalha quando há emergências, conflitos, catástrofes naturais. Combatemos doenças negligenciadas e promovemos a saúde materno-infantil e mental, além de buscar garantir às populações o acesso aos cuidados básicos da saúde”, declarou.

Logo depois, a cirurgiã Eliane Mansur compartilhou com os presentes os fatos marcantes dos seus quatro meses na República Centro Africana, país fortemente afetado pela instabilidade política. Eliane, além de contar casos clínicos e pessoais durante sua estadia, mostrou fotos que registraram a sua vivência no atendimento, na vila, com a equipe e com a população local.

Em seguida, foi a vez da anestesista e doutora em Imunologia Lúcia Alves dividir. Lúcia, inicialmente, foi convocada para missão no Quênia, mas foi “emprestada” à Somália em situação de urgência, quando faltou profissional médico no bloco cirúrgico do local. A anestesista volta a viajar em novembro, para nova missão no Quênia, dessa vez com seis meses de duração. “Difícil é deixar para trás os colegas e amigos, mas é a minha opção. Para mim, é extremamente gratificante”, afirma Lúcia.

O mediador da palestra foi o professor Antônio Leite Radicchi, , coordenador do Internato Rural, do Departamento de Medicina Preventiva e Social da Faculdade.

Leia mais:
Médicos Sem Fronteiras se apresentam na terça

Acesse o site do MSF

Assessoria de Comunicação Social da Faculdade de Medicina da UFMG
Redação e foto: Mariana Pires – Estudante de Jonalismo
jornalismo@medicina.ufmg.br – (31) 3248 9651