Mostra reunirá experiências de tecnologias no processo de ensino e aprendizagem

Evento fará uma avaliação sobre o uso das ferramentas tecnológicas para reformulação da metodologia de ensino, pesquisa e extensão

26 de novembro de 2015 - ,

Evento fará avaliação sobre o uso das ferramentas tecnológicas para reformulação da metodologia de ensino, pesquisa e extensão

No dia 4 de dezembro de 2015, acontecerá a Mostra de Experiência de Tecnologias Aplicadas ao Ensino da Faculdade de Medicina. O tema será “Inovações tecnológicas e ambientes virtuais de aprendizagem”. O objetivo é conscientizar os professores sobre as ferramentas que existem dentro da Faculdade de Medicina que podem auxiliá-lo, melhorando o processo de ensino e aprendizagem.

AVAS_21_REDES_SOCIAIS“A síntese desse primeiro momento é essa, mas é claro que não para por aí. Estamos falando do início de um movimento de sensibilização e identificação. A ideia é trazer cada vez mais pessoas para usarem as ferramentas tecnológicas e preparar novas”, declara o professor e vice-diretor da Faculdade, Humberto Alves. “Esperamos que esse seja o início de um novo processo que será adotado aqui na Faculdade, em parceria com o Centro de Educação a Distância (Caed) da UFMG”, ressalta.

Contribuição dos recursos tecnológicos

“Hoje existe uma série de ferramentas tecnológicas que podem auxiliar no processo de ensino e aprendizagem. Se o material exibido pelos professores for disponibilizado para o aluno acessar na hora que desejar, ele pode aprender muito mais do que no tempo restrito da aula”, defende Alves. É com essa ideia que a Mostra irá apresentar os métodos e meios já existentes na Faculdade de Medicina, além de levar quem está fazendo esse trabalho isoladamente para que possam unir os esforços a outros e alcançar melhores resultados.

O vice-diretor afirma que essa será uma oportunidade importante para que todos conheçam os trabalhos uns dos outros e não precisem inventar algo que já existe ou já está sendo feito. “Haverá trocas de experiências, compartilhamento de informações, com o objetivo de sensibilizar as pessoas para a utilização das ferramentas tecnológicas”, conta. “Vamos mirar no futuro com base no que temos hoje, onde estamos, o que precisamos e para onde devemos ir. Nosso objetivo final é melhorar o processo de ensino e aprendizagem”, continua.

Como exemplos dos recursos que podem ser usados pelos professores, Alves cita aulas em forma de vídeos e online, manequins robotizados e impressoras 3D. “As diretrizes curriculares novas preveem e estimula que, na medida do possível, tenha cerca de 20% de atividades online para que o aluno faça as aulas onde e quando desejar”, explica.

O primeiro passo

Antes da Mostra, um questionário foi elaborado e aplicado aos professores da Faculdade para um diagnóstico a respeito das tecnologias disponibilizadas atualmente, o que é usado e o que é preciso aprimorar. Pelo menos o resultado parcial dessa análise será apresentado no dia 4.

Alves ainda diz que esse é um dos eventos necessários para discutir, avaliar e propor passos seguintes. “Em continuidade a esse momento teremos a própria avaliação dos questionários, disponibilizar os cursos que existem para níveis de especialização com ajustes para a graduação, adaptar os cursos online que precisam de tutorias para que sejam autodidatas e realizar outras mostras para reavaliar sobre o processo de ensino e aprendizagem”, conclui.

Seminário

Simultaneamente à Mostra, acontece o AVAS 21 (Seminário Ambiente Virtual de Aprendizagem em Saúde) no Auditório do Cetes (6º andar), com abertura às 8h30. Participam professores, chefes de departamentos, estudantes bolsistas convidados, além de representantes de órgãos da Faculdade e da Universidade Federal de Minas Gerais. A organização do evento abriu 30 vagas para os estudantes da Unidade. Interessados devem se inscrever previamente no CenexMed, pois as vagas serão preenchidas por ordem de inscrição.

“Durante muito tempo o processo de educação foi apenas de ensino. Já o AVA e outras metodologias semelhantes a ele estão mais voltadas para a aprendizagem, ou seja, o aluno é mais ativo em seu papel e não fica apenas esperando receber as informações”, comenta Alves. Segundo ele, é importante que os professores tenham sensibilidade, conhecimento e competência para esse novo processo.

Programação

A primeira palestra do Simpósio, às 9h30, será com o representante do UNASUS, Vinícius de Araújo Oliveira, que falará sobre “Inovação no ensino: importância e perspectivas”. Logo depois, representantes dos colegiados de Medicina, Fonoaudiologia e Tecnologia em Radiologia apresentarão o tema “Desafios das Diretrizes Curriculares Nacionais”.

Às 13h, a programação traz as experiências da Faculdade de Medicina em ambiente virtual de aprendizado. Representantes do Nescon, Cetes, Nupad e Cins apresentam experiências em educação a distância, telessaúde, avaliação e a incorporação de novas mídias no ensino a distância.

Logo após, a professora do Departamento de Pediatria, Maria do Carmo Barros de Melo, profere a palestra “AVAS e tecnologias na Faculdade de Medicina – Cenário atual”. Em seguida, a palestra “AVAS 21 Visão de futuro”, com o professor Humberto Alves abordará as perspectivas futuras do aprendizado em ambiente virtual na Unidade.  Às 16h45, os presentes participam da discussão final, momento em que serão apresentadas propostas de trabalho para a utilização de ambientes virtuais de aprendizado na Faculdade. O Simpósio se encerrará com a visita guiada dos participantes aos estandes da Mostra.

Clique aqui e confira a programação completa do Simpósio.